Cidadeverde.com

HU deve começar tratamentos oncológicos em 8 meses

Imprimir

O secretário municipal de Saúde, Aderivaldo Andrade, garantiu que o Hospital Universitário se adequará para receber pacientes para tratamento oncológico. Segundo ele, os tratamentos devem ser iniciados dentro de 8 meses, por pressão do Ministério da Saúde. 

"Representantes do Ministério da Saúde vieram aqui e disseram que o ideal é que Teresina tenha mais um ponto de tratamento do câncer e o melhor local seria o HU. Tudo está encaminhado e ao final de 8 meses o hospital deve estar completamente adaptado para oferecer o serviço", completou o gestor.

Nesta quinta-feira (5), o procurador da República Kelston Lages visitará o HU para uma avaliação. A parte de radioterapia, segundo Aderivaldo, deve levar mais algum tempo para ser finalizada, já que é mais complexa. "O prazo é que até o final de 2016 tenhamos essa parte estruturada e funcionando. O governo federal vai forçar essa abertura porque quer expandir a quimio e a radioterapia", explicou o secretário.

Sobre receber os pacientes do Maranhão, Aderivaldo disse que está cumprindo a decisão judicial e recebe pessoas de 27 cidades do Maranhão que ficam distantes dos polos de saúde de São Luis e de Imperatriz. "Recebemos pacientes que estão mais próximos de Teresina que dos polos de saúde do Maranhão. A vinda é organizada, selecionada. Estamos apresentando no final do mês o quantitativo e o custo desses atendimentos para que Teresina seja ressarcida. Tudo isso está em curso, consolidado", declarou.

O secretário falou ainda sobre as obras do Hospital do Monte Castelo, na zona Sul de Teresina. De acordo com ele, a reforma deve ser finalizada em maio e a previsão de entrega do hospital é para julho ou agosto. 

Jordana Cury
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais