Cidadeverde.com

Casa de Custódia pode chegar a 900 presos nesta semana, alerta sindicato

Imprimir
  • custodia09.jpg Casa de Custódia passou por vistoria neste sábado (7)
    Sinpoljuspi/Divulgação
  • custodia08.jpg Sinpoljuspi/Divulgação
  • custodia07.jpg Sinpoljuspi/Divulgação
  • custodia06.jpg Sinpoljuspi/Divulgação
  • custodia05.jpg Sinpoljuspi/Divulgação
  • custodia04.jpg Sinpoljuspi/Divulgação
  • custodia03.jpg Sinpoljuspi/Divulgação
  • custodia02.jpg Sinpoljuspi/Divulgação
  • custodia01.jpg Sinpoljuspi/Divulgação

A Casa de Custódia José Ribamar Leite, em Teresina, tem capacidade para 336 detentos. No entanto, a unidade abrigava cerca de 880 presos até a última quarta-feira (4) e deverá receber pelo menos mais 20 nesta segunda-feira (09), segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi). A entidade teme que isso possa resultar em motim ou rebelião nos próximos dias. 

Com o objetivo de conter os ânimos dos detentos e procurar possíveis tentativas de fuga, os agentes penitenciários da unidade realizaram uma vistoria neste sábado (07). "Hoje a Casa de Custódia estava a beira de um motim, são muitos presos e poucos servidores. A Polícia Militar entrou para fazer uma vistoria de rotina e encontrou um clima bastante tenso naquela unidade", informou o diretor administrativo do Sinpoljuspi, Kleiton Holanda.

No início de março, a Casa de Custódia bateu seu recorde de superlotação, com exatos 878 detentos. Com a possível chegada de mais 20 presos na próxima segunda-feira, a situação pode se complicar. De acordo com Kleiton Holanda, a marca histórica pode acarretar em um problema de larga escala. "Não tem servidor, não tem material para fazer o trabalho e a Secretaria da Justiça até agora não conseguiu mostrar nenhum trabalho voltado para a questão da reestruturação e manutenção do prédio ou inauguração de um outro para poder abrigar tantos presos", ressaltou.

Procurada pelo Cidadeverde.com, a Secretaria de Justiça negou a transferência de mais presos para a Custódia. 

Força Nacional
A população aguarda ansiosamente pela chegada da Força Nacional, que promete diminuir os índices de violência na capital. 

No entanto, o Sinpoljuspi acredita que a situação no sistema prisional pode piorar, devido ao possível aumento no número de prisões.

"Deverá haver uma grande quantidade de prisões e esses presos deverão ser mandados para as unidades prisionais do estado, e isso vai só aumentar a problemática, não se consegue conter tantos presos em um espaço tão pequeno", afirmou Kleiton Holanda.

Crescente
Vilobaldo Carvalho, presidente do Sinpoljuspi, contabilizou a chegada de 254 presos a mais no sistema carcerário do Piauí somente nos últimos dois meses. Segundo ele, todos os novos detentos já lotariam todas as vagas de um presídio. "Nesse ritmo que vai, eu não sei até quando o sistema vai se sustentar", declarou. 

Fábio Lima e Lucas Marreiros (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais