Cidadeverde.com

Piauí que Trabalha divulga boa e má notícia sobre agricultura do Estado

Imprimir

O Piauí que Trabalha, deste sábado(14), divulgou boa e má notícia sobre  a agricultura piauiense.

A má notícia foi em relação à produção de melancia no município de Jatobá do Piauí, onde a safra foi perdida por causa da estiagem no início do ano. Na cidade, cuja economia é sustentada pela produção da fruta, só colheu melancia quem irrigou o plantio.

Já a boa notícia veiculada no Piauí que Trabalha diz respeito ao sexto levantamento da safra de grãos no Brasil feito pela Companhia Nacional de Abastecimento(Conab), que constatou um aumento da colheita no Estado.

Segundo o levantamento, apesar da irregularidade do período chuvoso, a safra deste ano deve superar à passada e a soja é o destaque, com a colheita em pleno andamento.

Mesmo enfrentando problemas climáticos em janeiro, que influenciaram a expectativa de produtividade no Sudeste, parte do Centro-Oeste e na região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), a produção ainda é superior à última safra. O incremento deve ser de 8,3% ou o equivalente a 7,14 milhões de toneladas, levando a uma produção de 93,26 milhões de toneladas. 

A pesquisa foi realizada entre os dias 22 e 28 de fevereiro, quando foram levantadas informações de área plantada, produção estimada, produtividade média estimada, evolução do desenvolvimento das culturas, pacote tecnológico utilizado pelos produtores, além de evolução da colheita e outras variáveis. O trabalho tem parceria da Conab com agrônomos, técnicos do IBGE, de cooperativas, secretarias de agricultura, órgãos de assistência técnica e extensão rural (oficiais e privados), agentes financeiros e revendedores de insumos, que subsidiam os técnicos da estatal com informações pertinentes aos levantamentos.

Marcelo Lopes

[email protected]


 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais