Cidadeverde.com

Procissão do Fogaréu: tradição passa de pais para filhos em Oeiras

Imprimir

Uma das mais tradicionais celebrações religiosas do Piauí, a Procissão do Fogaréu reúne milhares de homens todos os anos em Oeiras, cidade localizada 310 quilômetros ao Sul da capital Teresina. A manifestação de adoração a Deus é passada de pais para filhos e netos na Primeira Capital e permanece forte na cidade também conhecida como Capital da Fé.

Na marcha que intercala momentos de oração e silêncio, o pedreiro Vicente Rodrigues, de 63 anos, apresenta os netos uma tradição que ele aprendeu com o pai. Sua participação na Procissão do Fogaréu começou há seis décadas. ""Meu pai sempre me trazia. Já passei para os meus filhos e agora passo para os meus netos. Para mim, é a maior riqueza do mundo. É lindo demais", disse à TV Cidade Verde enquanto participava da celebração realizada na quinta-feira (2).

Vicente não é o único a fazer questão de passar para as gerações seguintes o apreço pela oração e pela fé. O professor Jailson Gomes também marcou presença, acompanhado do pai, que o ensinou o valor da fé, e dos filhos, a quem tenta repassar os ensinamentos recebidos. "É uma tradição familiar. Desde os três anos que eu participo".

Mesmo que ainda nem caminha participou. "É uma tradição que eu aprendi desde pequeno com meu pai e que estou tentando repassar para o meu filho até antes de completar o primeiro ano de vida. É uma coisa que nos renova a cada ano", afirmou o administrador Paulino Pereira, que carregou o rebento nos braços por todo o trajeto de quatro quilômereos da Procissão do Fogaréu.

Flávio Meireles
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais