Cidadeverde.com

Chuva forte alaga ruas e até sindicato e preocupa Prefeitura de Caxingó

Imprimir
  • Caxingo_4.jpg Caxingó
    Portal Boca do Povo
  • Caxingo_3.jpg Caxingó
    Portal Boca do Povo
  • Caxingo_2.jpg Caxingó
    Portal Boca do Povo
  • Caxingo_1.jpg Caxingó
    Portal Boca do Povo
  • Caraubas_3.jpg Caraúbas
    Portal Boca do Povo
  • Caraubas_2.jpg Caraúbas
    Portal Boca do Povo
  • Caraubas_1.jpg Caraúbas
    Portal Boca do Povo

O período chuvoso na região Norte do Piauí preocupa os gestores de Caxingó, a 260 quilômetros da capital Teresina. Na última quarta-feira (1º), uma forte chuva provocou alagamentos em diversos pontos da cidade. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais, por exemplo, foi invadido pela água. Por causa do cenário preocupante, a administração municipal deve iniciar na próxima segunda-feira (6) um levantamento sobre o número de famílias que moram em áreas de risco na cidade.

A preocupação da Prefeitura de Caxingó se justifica. Na última quarta-feira, a chuva que durou quase duas horas causou vários estragos e diversos pontos de alagamentos se formaram. Ruas e avenidas se transformaram em verdadeiros rios. Nos dias seguintes, voltou a chover no município, mas em menor intensidade.

“Os riachos estão todos cheios. Há locais onde as estradas vicinais estão tomadas pela água, o que torna difícil o acesso para algumas comunidades. Não há desabrigados ainda, mas se continuar chovendo assim por mais 10 ou 15 dias, o risco é grande”, comenta o secretário de Saúde da cidade de 5 mil habitantes, Magnum Cardoso.

Para tentar contornar o problema, a Prefeitura de Caxingó deve iniciar na segunda-feira uma levantamento sobre o número de famílias que moram em áreas de risco. A medida, segundo Magnum Cardoso, tem caráter preventivo.

“A partir de segunda-feira, as secretarias de Assistência Social e Saúde farão esse levantamento. Nosso foco é a prevenção, já que a cheia do Rio Longá, que banha a cidade, sempre desabriga famílias no período chuvoso”, observa Magnum Cardoso.

Caraúbas também sofre com as chuvas

O temporal da última quarta-feira não atingiu apenas Caxingó. Na cidade vizinha de Caraúbas, distante apenas 10 quilômetros, os estragos também foram grandes. A horta comunitária local, por exemplo, ficou totalmente coberta pela água.

Mesmo que a chuva intensa de quarta-feira não tenha se repetido, a preocupação nas duas cidades deve seguir pelos próximos dias. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a probabilidade de chover em Caxingó e Caraúbas durante toda a semana varia entre 80% e 90% – a única exceção é segunda-feira, quando a previsão aponta apenas 5% de chances de chuva; ainda assim, o tempo deverá ficar nublado.

Flávio Meireles
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais