Cidadeverde.com

Os benefícios do cogumelo shiitake

Imprimir

Com sabor característico, o cogumelo shiitake é muito usado na culinária oriental como ingrediente de molhos, sopas, cremes, refogados, incrementando risotos ou massas, como acompanhamento de carnes e peixes e até no preparo de chás.

Mas não é só pelas diversas possibilidades de preparo que o shiitake é tão popular entre chineses e japoneses. Esse tipo de cogumelo é utilizado há muitos anos como medicamento para tratar o corpo e viver melhor, por isso é chamados de “tônico da longevidade”.

Apesar de ser menos popular que outros tipos de cogumelo, o shiitake se destaca dos demais devido ao seu alto teor em substâncias e vitaminas que só oferecem benefícios à saúde.

Ele contém vitaminas, fibras, minerais, grande quantidade de proteínas e alto teor de aminoácidos essenciais, aqueles nutrientes que nosso corpo não produz, mas que são fundamentais para o bom funcionamento do metabolismo.

Fortalecer o sistema imunológico está entre os principais benefícios do cogumelo shiitake. O alimento estimula o funcionamento de células responsáveis pela produção de uma substância relacionada ao combate da gripe e de outras infecções, até mesmo as causadas por doenças crônicas, como a hepatite. Além disso, estudos comprovam que o cogumelo shiitake age na prevenção contra o câncer.

O shiitake também protege o organismo contra doenças ligadas ao coração, como hipertensão, colesterol alto e diabetes, pois contém fibras que ajudam no controle do mau colesterol e substâncias que evitam que a gordura se acumule no sangue e provoque o entupimento das artérias.

Os benefícios do cogumelo shiitake também podem ser sentidos na balança, já que ele pode ser considerado um alimento light. Uma porção de 100 gramas, o equivalente a uma xícara e meia de chá, tem apenas 35 calorias. Dá para dizer que quatro colheres de sopa de shiitake somam a mesma quantidade de calorias de bife de carne vermelha pequeno, ainda com a vantagem de ter menor quantidade de gorduras.

 

Fonte: Dicas de Mulher

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais