Cidadeverde.com

Meteorologia prevê mais chuvas para regiões Norte e Sul do PI no fim de semana

Imprimir

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR) informou que o fim de semana será de chuvas em boa parte das regiões Norte e Sul do Piauí. As pancadas mais fortes deverão atingir os municípios mais próximos do litoral, segundo informa a metereologista Sônia Feitosa. Teresina também deve ser banhada no sábado e no domingo.

De acordo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a possibilidade de chover na capital é de 90% no fim de semana. A previsão é de céu nublado e pancadas de chuvas, além de temperaturas amenas variadno entre 22º e 30º. "Especificamente em Teresina, ressalto que o esperado para o mês de abril era de 300 milímetros e que em apenas um dia choveu o equivalente a 70 milímetros, um total de 23% do esperado", a metereologista Sônia Feitosa.

No Norte do estado, o cenário é parecido. Em Parnaíba e nas cidades vizinhas, a probabilidade da ocorrência de chuvas varia entre 80% e 87% no sábado e no domingo. Segundo Sônia Feitosa, é nessa área que as precipitações serão mais fortes. "As chuvas de maior intensidade deverão ser registradas na região Norte. É lá que o cenário visto esses dias pode se repetir", aponta.

Na região Sul, porém, a tendência é que a chuva dê uma trégua. Por isso, o que aconteceu em cidades como Simões, Massapê, Jaicós e Patos, com muita precipitação e barragens sangrando, não deve se repetir. "A tendência no Sul é que as chuvas sejam mais fracas, mas é claro que, eventualmente, pode acontecer uma mais forte", destaca.

Medidas preventivas

De olho em fortalecer a  Política Estadual de Recursos Hídricos no Piauí, a SEMAR está realizando a instalação de aparelhos pluviométricos (equipamentos que medem a quantidade de chuva) em 30 municípios das regiões Norte e Sul do estado.  Os aparelhos estão sendo instalados em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAG), que vem acompanhando as comunidades onde estão sendo feitas as instalações.

Os pluviômetros foram adquiridos pelo Governo do Estado junto à Agência Nacional de Águas (ANA) e vão permitir a medição do índice de chuvas em cada região. Por meio desse registro, será possível antecipar medidas preventivas em períodos de fortes chuvas.

De acordo com o superintendente de Recursos Hídricos da SEMAR, Romildo Mafra, o projeto prevê a instalação em todos os municípios piauienses. “A proposta é garantir o monitoramento pluviométrico. Para isso, já iniciamos a instalação dos aparelhos. Uma equipe técnica acompanhada pela meteorologista Sônia Feitosa já está em campo”, garante Romildo Mafra.

Os primeiros pluviômetros serão instalados nas cidades de Sigefredo Pacheco, São Miguel do Tapuio, Nossa Senhora dos Remédios, Piripiri, Caraúbas do Piauí, Cocal, Luis Correia, Cajueiro da Praia, Elesbão Veloso, Valença, Picos, Angical do Piauí, Monsenhor Hipólito, Vila Nova do Piauí, Pior IX, Nazaré do Piauí, Oeiras, Jaicós, Simões, Paulistana, São Francisco de Assis do Piauí, Lagoa do Barros do Piauí, Simplício Mendes, Ribeira do Piauí, Itaueira, Canto do Buriti, São Raimundo Nonato, Antônio Almeida, Paes Landim e Curimatá.

Flávio Meireles
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais