Cidadeverde.com

Eletrobras vai regularizar 11 mil unidades com gambiarras em Teresina

Imprimir

O presidente da Eletrobras Distribuição Piauí, Marcelino Machado, assinou, na manhã desta sexta-feira (10), o contrato com empresas para trabalhar no projeto de ampliação de redes de média e baixa tensões e regularização de ligações clandestinas em todo o Estado. Na primeira etapa do projeto, serão regularizadas 11 mil unidades consumidoras e investidos R$ 25 milhões.

O projeto de eliminação de ligações clandestinas, as chamadas gambiarras, faz parte do Programa Energia +, financiados pelo Banco Mundial em parceira com a Eletrobras. A região inicialmente beneficiada será a metropolitana — que inclui Teresina e municípios próximos — e alguns municípios da região Norte.

“Já está em fase final de negociação a ampliação desse projeto para a regularização de 52 mil ligações, com investimento estimado de R$ 60 milhões para atender a todos os municípios que não foram incluídos na primeira etapa. Nosso objetivo é regularizar todas as unidades consumidoras que hoje possuem ‘gambiarras’ no Piauí”, destaca Marcelino Machado.

Para o presidente Marcelino Machado, as principais vantagens de se eliminar as ligações clandestinas é a melhoria na qualidade da energia elétrica e a segurança no fornecimento do serviço.

“As ligações clandestinas representam alto risco de acidentes, como curtos-circuitos que podem causar incêndios e a queima de eletrodomésticos. Com a regularização, melhora a segurança da rede e a qualidade da energia, pois todas as ligações serão feitas dentro padrão Eletrobras, com cabo protegido na média tensão e multiplexado na baixa tensão”, detalhe o presidente Marcelino.

“Acredito que, dentro de vinte dias, teremos pessoas em campo trabalhando de acordo com as prioridades da Eletrobras Distribuição Piauí”, afirma o representante da Pretel (Pré-moldados Teresina Ltda), Edinaldo Barbosa da Costa.

Dentre os municípios do interior, elencadas como prioridades pelo Ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, estão: Barras, Lagoa Alegre e Boa Hora.

 

Da Redacao
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais