Cidadeverde.com

DF e 13 estados têm atos anti-Dilma e pelo fim da corrupção

Imprimir

Milhares de manifestantes voltaram a lotar de forma pacífica neste domingo (15) a Esplanada dos Ministérios, na área central de Brasília, para protestar contra a presidente Dilma Rousseff e pedir o fim da corrupção no país. Segundo a Polícia Militar, havia 25 mil pessoas no local por volta das 12h30. A organização estimava 40 mil. A quantidade é menor do que a do ato de 15 de março, quando a PM calculou 45 mil, e o Movimento Vem Pra Rua contabilizava 80 mil .

De acordo com a PM, dois homens foram presos durante a manifestação. Apenas um deles, no entanto, tinha relação direta com o ato: um morador de rua que empurrou manifestantes na Rodoviária do Plano Piloto que se diziam contrários  à gestão exercida pela presidente. O outro foi um motociclista que iria participar da manifestação, mas se envolveu em um acidente de trânsito e usou um facão e uma barra de ferro para ameaçar o outro motorista.

O protesto começou às 9h30, com concentração no Museu Nacional da República, Com centenas de faixas e cartazes e vestidos de verde e amarelo, os manifestantes criticaram a gestão petista na administração federal. Em meio ao ato público, algumas pessoas pediram o impeachment de Dilma. Outras chegaram a defender uma intervenção militar para destituir o governo do PT.

O Museu Nacional é localizado no Eixo Monumental, avenida que concentra os principais prédios públicos da capital federal. Para ingressar no perímetro da Esplanada, os manifestantes tiveram de passar por uma revista de policiais militares. O cordão de PMs vistoriou mochilas, bolsas e bolsos dos manifestantes.

Policiais militares do grupamento com cães ocupam rampa do Congresso Nacional (Foto: Polícia Militar/Divulgação)

Por volta das 10h30, os cerca de 4 mil manifestantes que ocupavam a Esplanada naquele momento começaram a se deslocar em direção ao Congresso Nacional, localizado a cerca de dois quilômetros do ponto de concentração. A PM contou com 2,5 mil homens no local.

Além do DF, mais treze estados e pelo menos 69 cidades têm atos anti-Dilma entre estes em AL, AM, BA, GO, MA, MG, MT, PA, PE, PR, RJ, SC, SP e no DF. Ao todo 112 mil manifestantes segundo a polícia e 196 mil segundo os organizadores participam das manifestações. Em BH e Brasília, o número é menor do que em 15/3.

Manifestação reúne milhares de pessoas caminhando na direção do Congresso Nacional, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (Foto: Evaristo Sá/AFP)

Manifestantes entram no espelho d´água em frente ao Congresso Nacional (Foto: Vinícius Werneck/TV Globo)

Confira dados dos protestos em outros pontos do país

Belo Horizonte

Os  primeiros manifestantes começaram a chegar à praça da Liberdade, na região centro-sul da capital, e às 11h40, havia cerca de 2.500 pessoas, segundo a PM. Há previsão de que os participantes sigam até a praça da Estação, no centro da capital mineira. Também ocorrem atos em cidades do interior de MG, como Uberlândia, Ipatinga e Coronel Fabriciano.

São Paulo

As manifestações começaram primeiro no interior, em cidades como Campinas e Ribeirão Preto. Campinas reunia cerca de 5.000 manifestantes por volta das 11h30 da manhã, segundo a PM. Em Ribeirão, manifestantes começam a se concentrar em frente ao Teatro Pedro 2º, e havia 2.000 pessoas às 11h, também segundo a PM. Na avenida Paulista, na capital, manifestantes começaram a chegar por volta das 12h30.

Rio de Janeiro

Os manifestantes já lotam as galerias da estação de metrô do Cantagalo, em Copacabana, onde estava marcada a concentração desta manhã. A PM do Rio disse que não fará estimativas de público do ato na capital fluminense.

São Luís

A organização do movimento "Brasil Livre" em São Luís informou que há 60 pessoas na concentração, mas, como não há PM no local, ainda não se sabe o número de pessoas.

Salvador

O protesto acontece no Porto da Barra e será encerrado no Cristo da Barra. A PM informou que 4.000 pessoas participam da marcha. Segundo o comandante da 11ª CIPM, major Assemany Junior, manifestantes caminham de forma pacífica, sem registro de tumultos, e 257 policiais militares estão monitorando o protesto.

Alagoas

O protesto deste domingo começou em Arapiraca (região agreste do Estado). Segundo organizadores do Movimento Brasil Livre, 150 pessoas participam de caminhada pelas ruas do centro de Arapiraca. A PM ainda não divulgou estimativa do número de manifestantes e informou que não há registro de tumultos. Os manifestantes estão vestidos com roupas nas cores amarelo, azul, verde e branco.

Belém

O protesto reuniu 5.000 manifestantes, segundo a PM. Eles caminharam pela avenida Presidente Vargas e chegaram à doca Souza Franco. O protesto acabou por volta das 13h na capital paraense.

Amazonas

A PM informou que a manifestação na Praça do Congresso, no Centro de Manaus, tem número pequeno de pessoas neste domingo (12). O movimento estava marcado para às 9h (10h horário de Brasília), mas até agora não passa de 20 pessoas devido à chuva que ocorre na capital.

 

Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais