Cidadeverde.com

Grupo de jovens realiza limpeza de praias do litoral piauiense

Imprimir

No intuito da conservação da área praiana e da conscientização de seus usuários, o grupo de jovens de Cajueiro da Praia, no litoral piauiense, CES- Caju Eco Sustentável realiza no próximo sábado (18), limpeza de praias em alusão ao aniversário de 1 ano do grupo que vem promovendo ações voltadas para o fortalecimento juvenil, participação social e desenvolvimento local.

“Uma ação neste sentido é muito importante para ampliar a reflexão da comunidade local a respeito do seu papel na preservação das nossas praias”, relata a coordenadora do CES, Maria Gabriela.

A atividade que tem inicio às 16:00hs, na Praia do Cajueiro de Baixo é uma versão do Projeto Limpando o Mundo, executado pela instituição cearense AQUASIS- Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos, desde 2013, com o patrocínio da Greenish. O objetivo do projeto é aprofundar o debate sobre o tema, buscando soluções para o lixo marinho, pensando na proteção e conservação da biodiversidade local e da qualidade ambiental por áreas naturais mais limpas com redução dos resíduos sólidos oriundos das comunidades costeiras.

“A campanha de limpeza tem um trabalho de monitoramento antes para avaliar a qualidade e se tem muito lixo na praia. Outro ponto e ver quem são os geradores do lixo, e como reduzir o impacto nas áreas naturais (rios, manguezais e praias). Mas, enquanto isso não acontece em Cajueiro, estratégias de proteção e redução do lixo nas casas têm que serem pensadas”, explica o coordenador geral do Limpando o Mundo, Juaci Araújo de Oliveira. 

A coleta e campanha transversal de limpeza de praias, em Cajueiro, conta com o apoio da Prefeitura Municipal, Cabana Bar e Projeto Pesca Solidária. O público alvo são estudantes de nível fundamental de instituições de ensino do município, bem como a comunidade em geral.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais