Cidadeverde.com

Você conhece o amaranto? Veja os benefícios do grão

Imprimir

A boa alimentação é peça fundamental para manter o equilíbrio da saúde. Entretanto, pessoas com disfunções no organismo, como colesterol alto, necessitam de complementos para suprir a carência de nutrientes.

Quando em grandes quantidades, o LDL (colesterol ruim) se acumula nas veias causando a aterosclerose, problema que pode levar a um infarto. Mas uma alternativa saudável para controlar o problema pode estar no consumo de um cereal originário dos Andes.

Pesquisas recentes mostraram que o amaranto, além de altamente nutritivo, é um excelente redutor dos níveis de colesterol no organismo, protege o coração e contribui para redução da pressão arterial.

Além da comprovada redução do colesterol, o amaranto é naturalmente rico em proteínas de alto valor biológico. A planta é ainda fonte de fibras, zinco, fósforo e cálcio biodisponível, ou seja, pronto para ser absorvido pelo organismo.

Outro benefício do amaranto é que ele não contém glúten ou outras substâncias alergênicas em sua composição, por isso pode ser consumido pelos celíacos (pessoas com intolerância ao glúten). O grão também é indicado para atletas, já que estimula a recuperação e ganho de massa magra, além de reforçar o sistema imunológico.

Geralmente, é encontrado em lojas especializadas em produtos naturais, na forma de grãos, flocos e farinha. Para consumir o amaranto, basta cozinhar os grãos, como qualquer cereal ou misturar a saladas, sopas, molhos, sucos e vitaminas ou qualquer refeição do dia sem alterar o sabor das preparações. Outra opção é consumir o amaranto na forma de chá.

 

Fonte: Dicas de Mulher

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais