Cidadeverde.com

Chá de hibisco para desinchar e emagrecer

Imprimir

As dietas à base de chás parecem mesmo nunca saírem de moda. Entra ano, sai ano e lá estão elas nas capas de revistas, nas recomendações das famosas e, claro, no cardápio das mulheres que vivem querendo perder um quilinho aqui e outro ali.

Já que não tem pra onde fugir, a bola de vez é o chá de hibisco, uma bebida feita a partir das flores e botões do Hibiscus Sabdariffa e que passou a ser bastante consumido devido às suas propriedades de estímulo à queima de gordura corporal, aumento na capacidade de digestão, combate à retenção de líquido, auxílio na manutenção da flora intestinal e ainda por ser um ótimo regulador de intestino.

Resumindo, o tal chá tem tudo o que a maioria das mulheres precisam. E, se de quebra, você descobrir que, diferente de alguns chás da moda que costumam ter gosto amargo, o chá de hibisco ainda tem um agradável gostinho de framboesa? Assim fica impossível resistir, afinal, não é todo dia que aparece uma novidade dessas, não é mesmo?

Qual o segredo do chá de hibisco?

O segredo do hibisco é sua grande concentração de um pigmento da família dos flavonoides chamado de antocianina. Essa substância possui ação antioxidante e anti-inflamatória, por isso combate tanto os radicais livres quando a inflamação celular. Com isso, o organismo libera as substâncias que atrapalham o processo de emagrecimento e que causam o envelhecimento precoce das células.

Além disso, suas enzimas e mucilagens ajudam no processo digestivo impedindo que parte das gorduras e do carboidrato que consumimos seja absorvida pelo intestino, anulando parcialmente o hormônio antidiurético, o que faz o corpo eliminar líquidos com mais facilidade.

Como se não bastasse tudo isso, o hibisco também tem vitamina C, que atua no sistema circulatório reduzindo a pressão na parede dos vasos sanguíneos, além de cálcio, essencial para a saúde dos ossos.

Atenção na hora de comprar o hibisco

Alertamos, ainda, que o chá é feito das flores e dos botões do hibiscus sabdariffa, uma espécie diferente das plantas ornamentais que são encontradas nos jardins, por isso, na hora de comprar, atente-se para o nome correto.

Como preparar o chá de hibisco

Para preparar o chá de hibisco, você deve ferver 1 litro de água. Quando a água começar a entrar em ebulição, coloque 2 colheres de sopa de hibisco seco ou 2 sachês. Misture na água, desligue o fogo e deixe que a mistura apure por pelo menos 5 minutos. Depois disso, coa o chá e você já pode bebê-lo.

Você pode potencializar os efeitos do chá de hibisco acrescentando ao chá Cavalinha e Alfafa, ervas que aceleram os resultados. A Cavalinha possui ação diurética e a Alfafa é um antioxidante natural.

Onde comprar o hibisco

Você pode encontrar o chá de hibisco em sachê em supermercados ou, se preferir comprar a erva em farmácias e lojas de produtos naturais.

A dieta usando hibisco

A dieta consiste em ingerir 1 litro do chá por dia, de preferência tomando uma xícara antes de cada uma das refeições. Adeptos afirmam que é possível perder até 4 quilos no período de quinze dias.

No entanto, certamente o chá por si só não produz nenhum efeito. Para que haja resultado, é fundamental aliar o seu consumo a uma dieta equilibrada e à prática de exercícios. Pessoas com problemas cardíacos, gestantes e diabéticos devem consultar um médico antes de iniciar o consumo do chá para evitar qualquer tipo de efeito colateral. Para as demais pessoas o consumo é permitido sem contraindicações.

Mas lembre-se: é fundamental consultar um nutricionista antes de iniciar qualquer dieta.

 

Fonte: Dicas de Mulher

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais