Cidadeverde.com

Plano Plurianual vai priorizar Educação e premiará escolas e professores

Imprimir
  • lancamento-ppa-8.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde
  • lancamento-ppa-7.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde
  • lancamento-ppa-6.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde
  • lancamento-ppa-5.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde
  • lancamento-ppa-4.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde
  • lancamento-ppa-3.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde
  • lancamento-ppa-2.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde
  • lancamento-ppa.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde

O governador Wellington Dias (PT) garantiu, nesta terça-feira (28), que a educação será prioridade no Plano Plurianual (PPA) 2016-2019 de desenvolvimento do estado. Durante o lançamento da elaboração do PPA, que ocorreu no Palácio de Karnak, ele disse que os investimentos estarão concentrados no aparelhamento das escolas e que haverá premiação para escolas e professores. Segurança e saúde também serão focos. 

De acordo com o governador, o convênio com o Banco Mundial permitirá investimentos na área, garantindo melhores estruturas físicas e aparelhamento tecnológico nas unidades de ensino. O plano prevê ainda aumento dos indicadores de qualidade na educação e incremento na média de alunos por professor. 

“Queremos que cada professor fique responsável por pelo menos 25 alunos em sala de aula, junto disso vamos premiar aquelas unidades e profissionais que aumentarem o Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] e reduzirem a evasão escolar. Nosso objetivo é garantir que todos os nascidos no Piauí, aos 20 anos, tenham concluído pelo menos o Ensino Médio”, disse o governador. 

O gestor da Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), destacou a importância dos investimentos no ensino básico. "O Piauí só tem avançado em em várias áreas porque tem investido na educação", declarou. 

De forma inédita, o plano contará com a participação efetiva da população nas decisões. Eventos territoriais acontecerão em onze ocasiões, de 9 de junho a 15 de julho deste ano, nas cidades de Parnaíba, Esperantina, Campo Maior, Teresina, Valença, Picos, Oeiras, Floriano, São Raimundo Nonato, Bom Jesus e Uruçui. 

Segundo a superintendente de planejamento estratégico e participativo da Seplan, Rejane Tavares, essa é a primeira vez que a população terá participação direta na construção do plano. “As pessoas poderão, nesses encontros, tanto opinar sobre as decisões quanto informar suas maiores necessidades. Queremos saber o que as pessoas pensam e querem. Vamos construir as ações em parceria com a sociedade civil, não apenas com o lado técnico”, disse. 

O plano plurianual é realizado ao fim do primeiro ano de governo de forma a definir as ações para os próximos quatro anos, incluindo o primeiro ano da próxima gestão. Este definirá estratégias entre 2016 e 2019 no Piauí. Até agosto, de acordo com a superintendente, a elaboração do plano deve estar concluída e as ações começarão a ser implementadas. Além da educação, cultura, esporte e lazer; da saúde e da assistência social e da segurança e justiça, as demais áreas contempladas serão o desenvolvimento rural, meio ambiente e recursos hídricos, desenvolvimento econômico, institucional, infraestrutura e políticas para mulheres e juventude. 

 
Flash de Maria Romero
Redação Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais