Cidadeverde.com

Painel de Nonato Oliveira é pichado e governo descarta demolição

Imprimir
  • painel7.jpg Wilson Filho / Cidadeverde.com
  • painel6.jpg Wilson Filho / Cidadeverde.com
  • painel5.jpg Wilson Filho / Cidadeverde.com
  • painel4.jpg Wilson Filho / Cidadeverde.com
  • painel3.jpg Wilson Filho / Cidadeverde.com
  • painel2.jpg Wilson Filho / Cidadeverde.com
  • painel1.jpg Wilson Filho / Cidadeverde.com

Uma das obras de arte mais expressivas de Teresina sofreu uma nova agressão: desta vez é a pichação que ameaça o painel do Centro de Convenções. A obra pertence ao artista plástico Nonato Oliveira e já vinha correndo risco por causa da reforma do local que se arrasta há anos. Quem passa pela avenida Marechal Castelo Branco presencia o ato de vandalismo no canto esquerdo do painel, pintado há 23 anos e que possui 40 metros de largura por 19 de altura.

O Cidadeverde.com localizou o artista que classificou a brincadeira de mau gosto como uma desonra ao seu trabalho. “É uma desonra muito grande pela minha obra. Me dediquei a vida inteira para fazer arte pro povo”, afirmou, ressaltando se sentir a pior pessoa do mundo quando toma conhecimento de algo ruim relacionado ao seu trabalho. “Me sinto mal. Me acho um bom artista para o Piauí. Sofro muito”, disse.

Nonato Oliveira já pintou mais de 100 painéis no país e fora do Brasil. Há registro de obras do artista em Brasília e outras capitais. São mais de 40 anos deles dedicados a arte. Natural de São Miguel do Tapuio, o artista define seu trabalho como uma forma de valorizar o povo piauiense. Ele relata que seis painéis feitos na avenida Frei Serafim já foram destruídos.

“O de um shopping são 223 metros e vão derrubar também. O próprio governo desmanchou alguns”, reclamou. Há um ano, o artista teve sua casa invadida e várias obras foram roubadas.

O filho de Nonato Oliveira, jornalista Sérgio Donato, disse que a família está cansada de saber de atos de depredação e nenhuma ação do poder público para evitar.  No caso do Centro de Convenções, o painel já foi restaurado três vezes. “Ou derruba ou cuida”, disse.

Procurado pela reportagem do CidadeVerde.com, o secretário de turismo Flávio Nogueira garantiu que tomará providências sobre o caso, principalmente com a retomada da obra de reforma do Centro de Convenções. “Será feito um estudo técnico junto com a retomada da obra, já que a parede que consta o painel não será demolida”, afirmou através de sua assessoria de imprensa.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais