Cidadeverde.com

Prefeito anuncia obras durante inauguração de reforma do Mercado da Vermelha

Imprimir
  • mercado-vermelha-firmino-9.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde
  • mercado-vermelha-firmino-8.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde
  • mercado-vermelha-firmino-7.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde
  • mercado-vermelha-firmino-6.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde
  • mercado-vermelha-firmino-5.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde
  • mercado-vermelha-firmino-4.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde
  • mercado-vermelha-firmino-3.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde
  • mercado-vermelha-firmino-2.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde
  • mercado-vermelha-firmino.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde

O prefeito Firmino Filho anunciou a reforma dos mercados da Piçarra e Mafuá durante a inauguração, nesta sexta-feira (01), da terceira fase da reforma do mercado público Laurindo Veloso, Mercado da Vermelha. A obra custou R$ 1 milhão e conta com 151 espaços de comércio. Nesta manhã, ele assinou ainda a ordem de serviço para o Centro de Capacitação da Vermelha.

Além da ampliação, todo o prédio ganhou novo piso, pintura, cobertura, instalações hidráulica, sanitária e elétrica, entre outros.

De acordo com gestor, o mercado já precisava de uma reforma há bastante tempo. Hoje mais de 80 permissionários trabalham no local. Ele destacou que as melhorias não foram apenas físicas. O local não passava por reformas há mais de 30 anos e esta última intervenção durou cerca de três anos. 

“Não melhoramos apenas as condições de trabalho, mas oferecemos também melhores condições de atendimento à população. Uma das ações foi a capacitação dos permissionários e gestores nas áreas de Manipulação e Qualidade dos Alimentos e Gestão de Negócios. Também estamos iniciando a reforma do mercado do Dirceu I. Em breve, assinaremos ordem de serviço para reconstrução do mercado da Rui Barbosa e mais da Piçarra e Mafuá”, disse. 

O vereador Edvaldo Marques, autor do projeto que destinou emendas ao mercado, destacou a importância do espaço na convivência da comunidade. 

“A primeira fase foi a praça de alimentação que já garantiu um espaço para o encontro da população. Agora concluímos a reforma e queremos que as melhorias continuem”, disse o vereador. 

A inauguração conclui a reforma do Mercado da Vermelha, que agora conta com 151 espaços, sendo 24 para comércio de carnes, 34 de frutas e verduras, 52 balcões de atendimento e 21 espaços de atendimento na praça de alimentação.

De acordo com o superintendente da SDU-Sul, Cleto Barata, a obra tem a principal intenção de incentivar a economia popular. “Incluindo os permissionários estão todos de parabéns pela reforma. Haverá um impacto social de relevância. O mercado vai oferecer produtos de qualidade com preços atraentes, incentivando a economia popular”, reitera. 

Estiveram presentes também os vereadores Tiago Vasconcelos, o presidente da Fundação Monsenhor Chaves, Lázaro do Piauí, secretário da Semduh, Orlando Ayres. 

Centro de Formação

Na ocasião, o prefeito assinou a ordem de serviço que dá início a reforma do Centro de Formação da Vermelha. O objetivo é a construção de laboratórios de informática e de capacitação para atendentes de telemarketing. A reforma custará R$ 178 mil e tem prazo de inauguração de 90 dias. O local terá 16 conjuntos de atendimento eletrônico.

De acordo com a presidente da Fundação Wall Ferraz (FWF), Aparecida Caland , a inauguração acontecerá na solenidade do aniversário de Teresina. Serão inicialmente três turmas de 20 alunos. 

“Vamos capacitar os jovens que buscam empregos, especialmente, na área de call center que atualmente é o setor que vem abrindo portas. O curso vai durar mais ou menos dois meses e garante muitas vagas de emprego”, disse. 

Segundo o prefeito Firmino Filho, as duas empresas de call center instaladas em Teresina estão gerando 11 mil empregos. A expectativa é que até o fim do ano, uma nova empresa se instale na cidade. 

“A lei de incentivo fiscal que atraiu as empresas para a cidade deu frutos muito rápido. A economia foi movimentada e a geração de empregos foi intensa. Agora, com a capacitação de mais jovens, vamos aumentar essas melhorias”, disse o prefeito. 


Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais