Cidadeverde.com

Jornal do Piauí fala sobre gastrite no quadro Saúde pra você

Imprimir

Foto: Wilson Filho/Cidade Verde

A gastrite, inflamação aguda ou crônica da mucosa que reveste as paredes internas do estômago, pode causar dor, azia ou queimação. Em entrevista para o quadro "Saúde para você", do Jornal do Piauí, desta quarta-feira (06), o gastroenterologista Salustiano Neto afirmou que para evitar os sintomas os pacientes devem respeitar os horários das refeições e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

"Uma das principais orientações que a gente dá é para que o paciente se alimente em horário adequados, de 3 em 3 horas, por exemplo. É importante evitar o período de jejum, porque quando o paciente fica muito tempo sem comer a agressão sobre essa mucosa é ainda maior pela falta de alimento", explicou.

Além dessa recomendação, o especialista indica ainda que os pacientes não fumem e evitem tomar analgésicos e anti-inflamatórios. "É interessante também observar os alimentos que se consome, como café e alimentos condimentados, porque eles podem aumentar acidez. Não são proibidos, desde que sejam consumidos com moderação", informou Salustiano Neto.

Sobre medicamentos usados para proteção gástrica, o especialista recomenda que os pacientes procurem atendimento médico. "Quando ele é usado para tratamento ou prevenção de doenças cardiovasculares os pacientes poderão se beneficiar dessa uma medicação que diminui a produção de ácido no estômago, mas é preciso ter acompanhamento médico", ressaltou o Dr. Salustiano Neto.

Lucas Marreiros (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais