Cidadeverde.com

Wellington visita complexo de piscicultura ao lado de Lula e Evo Morales

Imprimir

O governador Wellington Dias, acompanhado do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva e do presidente da Bolívia, Evo Morales, visita nesta quinta-feira (07) experiências de produção nas áreas de piscicultura, suinocultura e avicultura no estado do Acre. A visita conta ainda com a presença do secretário de Desenvolvimento Rural do Piauí, Francisco Limma, e representantes da Codevasf, Banco do Nordeste, Caixa Econômica e outras instituições. 

O propósito da visita é trazer a experiência do Acre e incluir os pequenos e médios produtores dentro de uma estratégia de produção e sobretudo de mercado.

O grande destaque da ida ao Acre será a visita ao Complexo Industrial do Peixe - Peixes da Amazônia S/A, que inclui uma moderna central de produção de alevinos, filhotes de peixe, e é a primeira fábrica brasileira de ração especializada em peixes carnívoros. A empresa conta ainda com um frigorífico com capacidade para processar 70 toneladas de pescado por dia.

“Esta experiência foi montada a partir de uma concepção dos projetos Casa Apis (apicultura) e da Cocaju (cajucultura), mas eles avançaram para uma gestão mais empresarial. Não se trata de uma cooperativa, mas sim de uma empresa de sociedade anônima onde a empresa fideliza os produtores e estes participam do lucro. Além disso, o estado do Acre também participa com alguns incentivos”, explica o Secretário de Desenvolvimento Rural, Francisco Limma.

Ainda segundo o secretário da SDR, a ideia é que seja possível tratar também de outras cadeias, uma vez que a apicultura e a cajucultura já estão sendo bem trabalhadas pela SDR no Piauí. Trata-se da institucionalização de um novo processo de organização e de apoio aos produtores das cadeias produtivas prioritárias do estado.

Da redação.
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais