Cidadeverde.com

Wellington pede a ministro mais crédito para continuar obras

Imprimir

O governador Wellington Dias (PT) participou nesta sexta-feira (8) do 3º Encontro de Governadores do Nordeste, em Natal, Rio Grande Norte. O ajuste fiscal foi o principal assunto tratado no evento, inclusive com a presença do ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Em conversa particular com o ministro, Wellington pediu mais créditos para investimentos.

O governador disse ao ministro que o Estado tem as condições de, nos próximos 4 anos, receber de R$ 30 a 40 bilhões em investimentos novos. Para tal, basta o poder público fazer a sua parte. “Por isso pedi que tivessem continuidade as obras em andamento, apoio para as Parcerias Público Privadas e mais crédito para o Estado para que a gente possa fazer a nossa parte”, reforçou.

Durante o encontro, Levy fez uma análise da economia brasileira no contexto atual. Foi destacada a importância de programas federais desenvolvidos nos últimos anos, a exemplo do Bolsa Família. Levy garantiu a liberação de contratos que estão em andamento e que estavam travados. Assegurou analisar novos contratos de financiamentos e uma carteira de projetos combinados o setor público e o privado, envolvendo pequenos, médios e grandes para que o Nordeste venha a ter um potencial de desenvolvimento maior.

Na visão do governador Wellington Dias, o ministro Joaquim Levy sabe que o Estado do Piauí foi sempre um dos mais atrasados. Mas nesse século foi o que mais cresceu proporcionalmente a partir da renda firme, não só com programas sociais. “O Piauí cresceu com investimento no campo e na cidade, comércio atacadista e varejista, energias eólicas vinculadas à biomassa, a mineração. Ou seja, há um conjunto de investimentos que estão alavancando o crescimento”, destacou.

Desenvolvimento do Nordeste

Como parte da programação do Encontro de Governadores, o ministro das relações institucionais da Presidência da República, Mangabeira Unger, proferiu palestra "O novo modelo de desenvolvimento regional e o Federalismo Cooperativo", que ressalta a necessidade de se pensar e construir um novo modelo de desenvolvimento baseado na democratização de atividades econômicas e sociais.

Wellington Dias estava acompanhado do secretário de Fazenda, Rafael Fonteles e do secretário de mineração, Luis Coelho.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais