Cidadeverde.com

Igreja constrói nova estátua para substituir 'santa feia'

Imprimir

Não será durante a 136ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, uma das maiores e principais festas dedicadas à santa realizada em Farroupilha, na Serra do Rio Grande do Sul, que a escultura quer irá substituir a imagem considerada "feia" será inaugurada e apresentada ao público. Ainda assim, devotos que forem ao santuário nos dias 23, 24 e 26 de maio poderão acompanhar de perto os trabalhos finais no monumento que terá 6,5 metros de altura e 25 toneladas.

Há pouco mais de um ano, a nova estátua da padroeira começou a ser esculpida para substituir a que está atualmente exposta às margens da RSC-453, na rótula de acesso à Estrada dos Romeiros. A previsão é entregá-la, totalmente pronta, dentro de dois meses e a intenção é fazer com que a escultura, finalmente, caia no gosto da comunidade. Assim, só aumenta a expectativa pelo resultado.

"Até agora a aceitação foi excelente. A nova estátua tem humanidade, e era isso que queríamos desde o início, e isso nós conseguimos alcançar", sintetiza ao G1 o padre Gilnei Fronza, reitor do santuário erguido há mais de 50 anos e o maior do país dedicado à santa.

Embora inacabada, o fiel pode já pode ter uma ideia de como ficará a obra. O rosto, criticado na imagem atual por ser considerado estranho e desproporcional, já foi esculpido e tornou-se mais humano. Resta concluir ainda o véu da padroeira e esculpir as mãos. "O véu é uma das partes mais difíceis, porque é ele que dá uma sensação de movimento na imagem da santa e por isso é um ponto bem delicado no trabalho do artista", explica o padre.

A ideia é que alguns elementos e retoques sejam desenvolvidos em meio aos festejos da romaria. Será uma oportunidade de ouvir a opinião do público e também arrecadar mais recursos para finalizar a escultura. A campanha popular, iniciada em março de 2014, orçou o novo monumento em cerca de R$ 80 mil. Quase R$ 65 mil já está no caixa, valor proveninente de doações de fieis, que podem ser feitas diretamente no santuário de Caravaggio ou via depósito bancário. (Informações podem ser obtidas através do telefone (54) 3260-5166 ou ainda no site do santuário).

A nova representação está sendo confeccionada em um galpão ao lado do santuário, que fica aberto ao público para visitação. Ao lado dela, estará a imagem da devota Joaneta, que já está em fase de conclusão, aguardando apenas pequenos acabamentos. Segundo a fé católica, foi a camponesa quem testemunhou a aparição da santa em 1432.

Escultura atual já passou por "plástica"

Devotos reclamam que a santa atual, que está na RSC-453 há seis anos, não lembra em nada a original, que está no santuário e existe há mais de 200 anos. A inspiração veio de um quadro trazido por um imigrante italiano na época da colonização. Com a polêmica, a "santa feia" já passou até por uma "cirurgia plástica". Alguns traços do rosto, como o nariz, foram retocados. Mas nem assim teve jeito.

O novo monumento só será levado à rótula da Estrada dos Romeiros quando tiver 100% de aprovação dos devotos. E apesar da mudança, a "santa feia" não será descartada. Conforme o padre reitor, ela será levada a um estacionamento, que fica próximo ao santuário, onde continuará exposta.

A devoção a Nossa Senhora de Caravaggio teve início em 1432, na cidade italiana que leva o nome da santa. No Brasil, a devoção chegou ao Sul do país – mais precisamente à serra gaúcha – com os imigrantes italianos, a partir de 1879, ano da primeira romaria. O evento cresceu e hoje reúne cerca de 200 mil fiéis anualmente, entre os dias 23 e 26 de maio.

Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais