Cidadeverde.com

Sindicato faz vistoria no HUT e relata problemas na pediatria

Representantes do Sindicato da Enfermagem fizeram uma vistoria no início da noite desta quarta-feira (13) no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). A visita foi motivada após a Sociedade de Terapia Intensiva do Piauí (Sotapi) apontar que no posto 1 da unidade de saúde, que tem capacidade para 16 pacientes, 193 pacientes morreram em um mês. 

“Constamos que houve a redução de seis leitos para dois de urgência e emergência para receber as crianças na pediatria. Crianças mais graves ficam em macas, crianças destinadas à UTI não têm o aparelho de ventilação mecânica e nem mesmo o profissional fisioterapeuta. Em alguns momentos há a ausência do profissional médico. Se elas vierem a óbito os profissionais seriam culpados”, disse João Sérgio, presidente do sindicato da Enfermagem do Piauí.

O presidente disse que os problemas não são de agora e que a reforma que está sendo feita também não contemplará a ala de pediatria. “Essa história não é de agora. Essa reforma, pelo que constatamos, não vai contemplar a urgência pediátrica e a ausência de leito de UTI”, afirmou.

De acordo com o diretor geral do hospital, Gilberto Albuquerque, o posto 1 é o setor do HUT com pacientes mais graves e o número de óbitos é acompanhado pelo Ministério da Saúde e por uma comissão da própria unidade de saúde, sendo igual a média registrada nos 40 maiores hospital do país.

Hérlon Moraes (Com informações da TV Cidade Verde)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: HUT