Cidadeverde.com

Mudanças no Enem 2015 devem aumentar segurança e economizar dinheiro público

Imprimir

O Ministério da Educação já divulgou que o edital do Exame Nacional do Ensino Médio 2015 (Enem) será publicado na próxima segunda-feira (18). Em entrevista ao Jornal do Piauí desta sexta-feira (15), a diretora da Unidade de Ensino da Secretaria de Educação do Piauí (Seduc), Norma Ramos, afirmou que a organização pretende aumentar a segurança na aplicação das provas e fará algumas mudanças para economizar gastos.

De acordo com a diretora, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) está trabalhando para aumentar a segurança no Enem, com o fim de evitar fraudes como no ano passado, quando um estudante piauiense denunciou ter recebido em seu celular uma foto contendo o tema da redação.

Uma dessas mudanças será na utilização dos lacres eletrônicos. No Enem 2014, todos os malotes com as provas tinham lacres eletrônicos que eram abertos às 13h pelo coordenador da sala. No Enem 2015, os malotes ainda terão lacre eletrônico, mas serão abertos após as 13h e até 13h30, depois que todos os estudantes já estejam sentados, pelos coordenadores, na presença de uma terceira pessoa, para reduzir as possibilidades de vazamento das provas.

"A expectativa é ter mais sucesso. A cada edição o Inep tenta melhorar a forma como esse processo está acontecendo. A segurança e a logística em todo o país são pensadas por eles", afirmou Norma Ramos.

A diretora também informou que uma portaria do Ministério da Educação determinou que a partir deste ano os candidatos isentos de taxa de inscrição que não comparecerem nos dois dias de provas sem justificar a ausência perderão o benefício para a próxima edição.

"O objetivo é diminuir os índices de abstenção e evitar o desperdício de dinheiro público. Outra forma de economizar é que a partir deste ano não haverá emissão dos cartões do local de prova, os candidatos terão acesso online e vão ter que imprimir esses cartões", finaliza.

Lucas Marreiros (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais