Cidadeverde.com

Veja quais são as principais vitaminas para manter a saúde em dia

Imprimir

O seu bem estar e qualidade de vida estão diretamente relacionados à maneira como você se alimenta. Todas as pessoas têm necessidades nutricionais básicas que precisam ser atendidas diariamente através da alimentação para um bom funcionamento dos órgãos, revitalização do corpo, da pele e do cabelo. Para atendê-las o consumo de vitaminas é indispensável.

A nutricionista Amanda Dantas alerta para a importância das vitaminas no cardápio diário: “As vitaminas são essenciais para crescimento, manutenção de células e tecidos, bom funcionamento dos órgãos. Quando consumidas na quantidade necessária promovem bem estar físico e mental, previnem e auxiliam no tratamento de diversas patologias.”

Você sabe como cada vitamina pode ajudar o seu corpo? Veja um guia com as principais vitaminas e suas funções. E claro, em quais alimentos encontramos cada uma delas.

Vitamina B7, B8 ou H (biotina)

Essa pode ser a vitamina queridinha das mulheres. É que a vitamina B7, B8 ou H é importante para gerar energia no organismo e, consequentemente, degradar gorduras. Além disso, a falta dessa vitamina no organismo pode causar náuseas, palidez, dermatite (inflamação na pele).

Onde encontrá-la?

Amêndoa, amendoim, carne bovina, chocolate, farinha de aveia, noz pecã, ovos de galinha são alguns dos alimentos ricos em vitamina B7, B8 ou H.

Vitamina B6 (piridoxina)

Essa vitamina está relacionada ao bom funcionamento do sistema nervoso central, manutenção da pele e metabolismo dos aminoácidos. Quando o organismo sente falta da vitamina B6, ele pode se manifestar através de doenças de pele, anemia, disfunções no sistema nervoso central, irritabilidade.

Onde encontrá-la?

Não vai ser difícil comer a vitamina B6, já que os alimentos que são fontes dessa vitamina são deliciosos. Confiram: abacate, ameixa, banana, carne de frango, damascos secos, maçã, ovos de galinha, tomate cru, etc.

Vitamina C (ácido ascórbico)

Essa é uma das vitaminas mais importantes porque auxilia na prevenção de doenças. A vitamina C está associada ao sistema imunológico, participa do processo de cicatrização da pele, formação de tecido conjuntivo e ainda é importante para que o nosso organismo consiga absorver o ferro.

O corpo pode responder à falta dessa vitamina através de sangramento e inflamação da gengiva, dores musculares, sensibilidade geral ao toque, que são sintomas de escorbuto, ou com taquicardia, que é como arritmia cardíaca que acelera os batimentos do coração.

Onde encontrá-la?

Se você gosta de frutas, com certeza consome essa vitamina regularmente. É que ela está presente em algumas das frutas preferidas dos brasileiros como abacaxi, laranja e goiaba. Além disso, outras frutas e vegetais são fontes dessa vitamina. Confira: acerola, caju, casca da tangerina, cereja, cheiro verde, couve de bruxelas, folha de mandioca, fruta do conde, kiwi, limão e graviola, entre outros.

Vitamina A (retinol)

A vitamina A é indispensável ao corpo humano. Ela desempenha papel importante na visão, na manutenção dos tecidos epitelial e sistema imunológico e, além disso, é importante para o crescimento e desenvolvimento dos ossos.

A falta de vitamina A no organismo pode acarretar em sérios problemas de visão, como cegueira noturna ou ressecamento da parte branca do globo ocular e córneas, por exemplo. Além de aumentar o risco de infecções, já que a vitamina A atua no sistema imunológico.

Onde encontrá-la?

Para encontrar a vitamina A, consuma abóbora moranga, cenoura, mamão, fígado bovino, leite de vaca, rúcula, couve, agrião e espinafre.

É importante ficar atento a tudo o que você come porque “com uma alimentação saudável e balanceada facilmente conseguimos atingir nossas necessidades diárias de vitaminas”, finaliza Amanda.

 

Fonte: Dicas de Mulher

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais