Cidadeverde.com

IBGE disponibiliza imagens de satélite em alta resolução de todo o Piauí

Imprimir

Imagens do território piauiense feitas pelo sensor AVNIR-2 do satélite ALOS, foram disponibilizadas nesta segunda-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O acervo de imagens disponibilizadas faz parte do projeto “Base Cartográfica 1:100.000” (BC100), criado para fornecer à população o acesso a imagens, mosaicos e cartas imagem de diversas unidades da federação de forma simplificada e rápida. Além disso, pode ser útil em estudos geográficos dos estados. 

Na imagem, região correspondente ao Centro e à zona Sul da cidade de Teresina. Fonte: IBGE.

Os mosaicos do Piauí cobrem 99,8% do estado. De acordo com o IBGE, as imagens dos 0,2% restantes apresentavam elevado percentual de nuvens ocultando o território e, por esse motivo, não foram utilizadas. Para cobrir a porção do estado não retratada pelo AVNIR-2, o IBGE informou que poderá recorrer a imagens de outro sensor.

As imagens individuais do Piauí, estão em uma escala 1:100.000, em que um centímetro de imagem corresponde a um quilômetro real. Para ter acesso a imagens de regiões específicas do território piauiense em altíssima resolução, basta consultar o mapa do Piauí numerado edisponibilizado pelo IBGE neste link. Em seguida, é preciso fazer o download da imagem correspondente, acessível clicando aqui

Mosaicos e satélite

Os mosaicos são utilizados para produção das cartas imagem, que proporcionam uma visão atualizada do território, compatível com os requisitos de representação da escala, e apresentando os elementos geográficos de maior relevância. Para oferecer à sociedade informações de forma mais rápida do que em relação à produção de uma folha topográfica completa, as imagens são produzidas de forma simplificada. Podem ser ainda utilizadas em estudos e análises dos territórios das unidades da federação.

As imagens disponibilizadas passaram por correções em relação a diversas deformações geométricas, causadas por fatores como o ângulo de aquisição da imagem, o relevo geográgico, a curvatura e a rotação da Terra. O processo de composição do mosaico reúne um conjunto de cenas que são recortadas e montadas para cobrir toda a área correspondente ao mapa. 

O sensor AVNIR-2 produz imagens com resolução espacial de 10 metros, em quatro bandas do espectro de cor, correspondentes ao azul, verde, vermelho e infravermelho próximo. As imagens utilizadas no projeto foram adquiridas entre os anos de 2006 e 2010, sendo a maior parte delas nos anos de 2009 e 2010.

Maria Romero (especial para o Cidadeverde.com)

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais