Cidadeverde.com

Trabalho e Sucesso: Consultora fala sobre mentiras comuns no meio corporativo

O quadro Trabalho e Sucesso, do Jornal do Piauí, falou nesta segunda(8) sobre mentiras e desculpas no ambiente de trabalho.

A consultora Ana Cristina Barros afirmou que isso é  bem comum e são frequentes desculpas como: “Minha tia quebrou a perna ao atravessar a rua... a avó do meu amigo morreu...uma dor de cabeça inesperada apareceu no meio do dia ou a gripe me pegou de jeito” .

Ana Cristina disse que a mentira é mais um dos pecados no meio corporativo. Para a especialista em Recursos Humanos: “todos mentimos, para amenizar as situações, em um contexto social. A questão é a extensão e a intenção da mentira".

Questionada sobre quando mentir no trabalho é permitido, Ana Cristina disse que para proteger a confidencialidade; também para manter relações positivas, no entanto, isso não significa dizer que uma pessoa é genial quando o trabalho dela é medíocre. Mas você também não precisa chegar para essa pessoa e dizer que o trabalho dela é mediano. Ao invés disso, procure sair pela tangente e use opções como “você está no caminho certo” ou “seu desempenho melhorou bastante”.

Ainda é permitido mentir no trabalho quando for para gerenciar seus prazos. É muito melhor prometer menos e entregar mais do que prometer demais e entregar menos. Para passar sempre essa impressão positiva, uma mentira aceitável é estender o prazo de entrega dos seus trabalhos. Por exemplo, se o seu chefe te passa uma demanda que você acredita que estará terminada até quarta-feira, dê como prazo de entrega a quinta ou a sexta-feira. Isso aumentará seu conceito com chefes e colegas de trabalho.

Ainda durante o quadro, Ana Cristina falou as mentiras e desculpas mais contadas no trabalho, que são:

"Deu um problema no computador e perdi tudo"

"Eu fiz a minha parte, ele que não fez a dele”

"O fornecedor não entregou a mercadoria"

"Tive problemas com o carro"

"Tenho que sair mais cedo para fazer prova na faculdade"

"O ônibus (metrô, trem, bondinho, avião) quebrou"

"Passei mal, mas não fui ao médico"

"Fui ao enterro da minha avó (tia, prima, sogra, amiga de infância)"

Além disso, a especialista em Recursos Humanos deu dicas de como podemos identificar um possível mentiroso no ambiente de trabalho. São elas: Nervosismo; Gesticulação; Frieza; Movimentos inconscientes; Juro por Deus.

Veja na íntegra o quadro Trabaho e Sucesso!

Com informações de Ana Cristina Barros / TV Cidade Verde

Marcelo Lopes

[email protected]                                                                 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais