Cidadeverde.com

OAB debate criação de sete parques na região do Cânion do Poti

Imprimir

A seccional piauiense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) realizará uma audiência pública sobre a proposta do Mosaico de Unidades de Conservação para o cânion do rio Poti. A sessão será realizada na próxima sexta-feira (12), às 16h, na sede da OAB-PI, pela Comissão de Defesa do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

A iniciativa é do membro do Instituto CO2, Benedito Rubens Luna, especialista em Gestão Pública e Conservação de Arte Rupestre. O objetivo é a preservação dos sítios localizados ao longo do cânion do rio Poti, devido à grande riqueza turística encontrada no local. Segundo o especialista, na região existem pinturas rupestres que ainda não foram pesquisadas por estudiosos. A iniciativa propõe a criação de sete parques de preservação em níveis federal, estadual e municipal ao invés de apensa um. 

Foram convidados representantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Faculdade Estácio CEUT e o Centro Universitário Uninovafapi, que possuem graduação superior nos cursos de engenharia, arquitetura, arqueologia e turismo.

Os alunos dos cursos de engenharia e arquitetura serão convidados para contribuir na criação desses parques, bem como na elaboração das marcações e estudo da cartografia do local. Já os estudantes de arqueologia farão o estudo da área e os de turismo os planos de gestão dos parques.

Também foram convidados os deputados federais Atila Lira,  presidente da Comissão do Meio Ambiente, e Rodrigo Martins, além do senador Elmano Férrer, para dar alocação de recursos, entre outras instituições, como as Prefeituras próximas à localidade.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais