Cidadeverde.com

Elivaldo Barbosa recebe homenagem nos 40 anos da Embrapa

Imprimir

Como parte da programação dos 40 anos da Embrapa Meio-Norte, na manhã desta sexta-feira (12/06), a instituição realizou solenidade em que homenageou parceiros que contribuíram ao longo dos anos para o desenvolvimento das ações da empresa no Piauí.

Na manhã de hoje foi homenageado o jornalista da TV Cidade Verde, Elivaldo Barbosa, do programa Piauí que Trabalha - antes Piauí Rural -  que há mais de 20 anos divulga os projetos de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa na região. Elivaldo Barbosa, acompanhado de seu cinegrafista Chico Lôbo, fez a cobertura dos principais eventos e projetos desenvolvidos pela instituição e em reconhecimento a essa parceria, recebeu uma placa na data que marca as quatro décadas da Unidade.

Antes de se tornar jornalista, Elivaldo já mantinha uma relação de parceria com a Embrapa. Quando era ainda graduando do curso de Agronomia, pela Universidade Federal do Piauí, em 1983, foi estagiário da Embrapa Meio-Norte, na área de plantas forrageiras.

Durante a homenagem, Elivaldo Barbosa relembrou a fase em que foi estagiário e também o momento em que fez a sua primeira reportagem para a TV, uma entrevista com o pesquisador Francisco Freire, sobre feijão-caupi.

Foram homenageados também o ex-deputado Jesus Rodrigues e o governador Wellington Dias, representado na solenidade pela vice-governadora Margareth Coelho. As homenagens ao dois políticos deve-se ao fato de terem destinado recursos de emendas parlamentares para projetos da Embrapa Meio-Norte. Já o senador Elmano Ferrer, também homenageado nesta manhã, foi chefe-geral da Embrapa Meio-Norte por dez anos, de 1979 a 1989, tendo contribuído com muitas das ações de pesquisa e obras estruturais da Unidade de pesquisa.

O chefe-geral da Embrapa Meio-Norte, Luiz Fernando Leite, ressaltou a importância de firmar parcerias com políticos e com outras instituições para fortalecer a pesquisa agropecuária da região.

A programação em comemoração às quatro décadas de atuação da Embrapa na Região Meio-Norte teve início na segunda-feira (08/12) com homenagens aos pioneiros da pesquisa agropecuária no Piauí, englobando gestores, pesquisadores e demais empregados que tiveram papel marcante para a implantação da Instituição no Estado e que foram preponderantes para o desenvolvimento de pesquisas na região, em especial nos Cerrados do Piauí.

Na terça-feira, empregados e familiares participaram de uma atividade para restauração da Área de Preservação Permanente (APP) próximo ao rio Poti, no terreno onde está localizada a Embrapa Meio-Norte. Cerca de 50 pessoas foram ao local reservado e plantaram mudas de moringa, ipê e caneleiro. No mesmo dia, em Parnaíba, houve também solenidade para homenagear empregados e parceiros da instituição.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais