Cidadeverde.com

No Senado, Vanessa Grazziotin chama crime em Castelo de barbárie

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que esteve nesta segunda-feira (15) em Teresina para divulgar a campanha “Mais mulheres na política”, usou a tribuna do Senado durante a tarde para classificar de barbaridade o estupro coletivo praticado por 4 adolescentes e um homem de 40 anos de idade na cidade piauiense de Castelo do Piauí, ocorrido no mês passado.

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

“Os agressores violentaram, mutilaram, estupraram e, depois disso tudo, arremessaram, de um morro de oito metros, quatro adolescentes, com idade entre 15 e 17 anos. Uma delas morreu e uma delas continua internada”, lamentou a senadora.

“Então, fica aqui a nossa solidariedade e a nossa luta para que a gente possa acabar com esse tipo de violência, que, infelizmente, acomete toda a sociedade, mas que torna as maiores vítimas as mulheres e as meninas”, ressaltou.

Mulheres na Política
A ideia do evento em Teresina foi discutir a presença feminina no parlamento e as medidas para aumentar essa participação no Congresso Nacional e na vida política em todo o país.

Ela lembrou que, nesta semana, a Câmara dos Deputados deve votar proposta que estabelece cota de gênero no Poder Legislativo, para impedir que mais de 70% das vagas na Câmara dos Deputados, nas Assembleias Legislativas e nas Câmaras de Vereadores sejam destinadas a homens ou mulheres.

— É impensável, eu considero inimaginável, mas essa é nossa realidade. Um país que tenha 52% de eleitores mulheres e que essas, que têm o direito de votar e ser votadas, só ocupem 10% de cadeiras no Parlamento. Explicar esse fato argumentando que não há interesse das mulheres na política é querer tapar o sol com a peneira.

A senadora Vanessa Grazziotin recordou que já existe uma regra que exige dos partidos políticos o lançamento de, ao menos, 30% de candidaturas femininas nas eleições.

Só que essa lei não foi suficiente para mudar a participação feminina na política, lamentou a senadora, ao atribuir isso aos próprios partidos, que, apesar de lançarem as candidaturas de mulheres, não deram apoio a elas durante o período eleitoral.

Fonte: Senado

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Castelo