Cidadeverde.com

Prevenção é a melhor forma de evitar doença renal

Imprimir

As principais causas da insuficiência renal são a hipertensão e diabetes. Por isso, a prevenção dos problemas nos rins está diretamente relacionada aos cuidados com essas doenças. Especificamente no Brasil, o que mais leva à doença renal crônica é a hipertensão arterial, em segundo lugar o diabetes, seguido de glomerulonefrites crônicas (doença imunológica que afeta os rins). Além destas, algumas doenças hereditárias como a doença renal policística, doenças autoimunes como o lupus eritematoso sistêmico, a presença de cálculos (pedras) nos rins associada à infecção urinária, nefrite intersticial causada pelo uso prolongado de analgésicos e antiinflamatórios, dentre outras, também podem levar à insuficiência renal.

Segundo especialistas, a doença renal é silenciosa nos estágios iniciais, só se manifestando tardiamente, mas é possível percebê-la por meio de alguns indícios: pressão alta; inchaço das pernas, na face ou generalizado; anemia ou palidez anormal; fraqueza e desânimo constantes, sem explicação aparente; náuseas e vômitos frequentes pela manhã; sangue na urina; dor lombar/cólica renal causada por cálculos (pedras); indícios de infecção urinária (dor, ardor ou dificuldade para urinar, urina mal cheirosa ou turva, aumento da frequência das micções). As formas crônicas da doença podem evoluir para a insuficiência renal. Em casos mais avançados, somente um transplante renal ou diálise pode salvar o paciente.

 

 

Os principais grupos de risco para DRC são os hipertensos, diabéticos, obesos, fumantes, pessoas com mais de 60 anos e familiares de pessoas com problemas renais – e é esta população que merece maior atenção para se atuar preventivamente.

Recomenda-se uma visita médica anual com aferição da pressão arterial, dosagem de glicemia, da creatinina para estimar a função renal, sumário de urina e ultrassonografia de aparelho urinário em alguns casos. Medidas simples de modificação do estilo de vida como evitar o fumo, o sedentarismo e a obesidade, ter uma alimentação saudável, a prática de exercícios físicos regulares, o controle rigoroso da diabetes e da pressão arterial podem prevenir ou lentificar a evolução da Doença Renal Crônica.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais