Cidadeverde.com

Setre implementa empreendedorismo ao programa Qualifica Piauí

Imprimir

Com o objetivo de incentivar os cidadãos piauienses que sonham em ter o próprio negócio e se tornarem empreendedores, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), implementou o eixo do empreendedorismo ao programa de capacitação Qualifica Piauí. Agora, além da qualificação profissional e da intermediação de mão de obra, os alunos do projeto recebem orientações sobre como empreender e se tornar um empresário de sucesso.

A iniciativa, idealizada pelo secretário do Trabalho, Gessivaldo Isaías, surgiu como uma forma de unificar os três eixos trabalhados na Setre e ofertar uma gama maior de oportunidades aos participantes do Qualifica Piauí.

“A intenção é auxiliar os alunos com todas as ferramentas que temos disponíveis na Secretaria e oferecer um serviço mais completo. Ao final do curso, eles estarão aptos a ingressar no mercado de trabalho e já sairão com a Carteira de Trabalho em mãos, com o cadastro no sistema do Sine e com todas as orientações necessárias para se tornarem microempreendedores”, esclarece o gestor.

As primeiras turmas a receberem consultoria e palestras sobre o tema foram as do bairro Santa Maria da Codipi, onde 96 pessoas são beneficiadas com os cursos de embelezamento e corte e costura. Responsável por prestar assessoria na identificação de oportunidades de negócio, a equipe da Agência de Empreendedorismo de Teresina (AgE) foi ao local, junto com representantes do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), parceiro da Setre.

Na ocasião, noções sobre o que é empreendedorismo, como formalizar o negócio e como conseguir financiamento no banco foram repassadas aos alunos.

Segundo o diretor de Empreendedorismo da Setre, Laércio Maia, que coordenou a ação no bairro, foi possível descobrir, através das conversas, quem possui talento para empreender.

“Esta oportunidade de conhecê-los melhor e saber dos seus interesses quanto ao futuro profissional é muito proveitoso para nós, que temos certa experiência na área do empreendedorismo e conseguimos detectar aqueles que possuem boas chances de se saírem bem. A partir daí, damos todo o suporte necessário para a abertura da empresa e consolidação positiva do negócio”, destacou.

No Qualifica Piauí do Santa Maria da Codipi, mais da metade dos participantes pretendem trabalhar e gerar a sua renda a partir do próprio negócio.

Além da orientação, os alunos que mostraram interesse em se tornar um microempreendedor e aqueles que já trabalham por conta própria puderam se cadastrar tanto no banco de dados do BNB para tentar um financiamento, quanto no da AgE, para passarem a receber mais consultorias, palestras e acompanhamentos gratuitos.

 

Da Redação.
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais