Cidadeverde.com

Fábio Novo assume Secretaria de Cultura dia 29 e anuncia projetos

Imprimir

O deputado estadual Fábio Novo (PT) confirmou que toma posse na Secretaria de Cultura do Piauí na próxima segunda-feira (29). A solenidade está marcada para as 11h no Palácio de Karnak. O mais novo secretário do governo Wellington Dias diz que a antiga Fundac tinha o papel apenas de realizar evento o que, segundo ele, vai mudar em sua gestão.

“A primeira luta foi transformar a Fundac em secretaria. Nesse aspecto eu compreendo que ela tinha um papel de realizadora de evento. A secretaria tem que ser fomentadora da cultura. Eu vejo dessa forma. Muita coisa na nossa cultura precisa ser valorizada”, afirma o deputado.

Entre os projetos do futuro secretário, a criação de escolas de sanfoneiro e rabeca. “Há muita coisa da nossa cultura que precisa ser destacado. Vamos criar uma escola de sanfona, rabeca, bem como voltar algumas políticas perdidas como a aquisição de livros. Vamos fazer uma parceria com a Academia Piauiense de Letras. Vamos focar bastante a cultura popular. Vamos retomar o programa pontos de cultura, além de apoiar eventos do calendário cultural”, explica, ressaltando que aceitou o cargo após garantias do governador.

“Na minha discussão para aceitar o desafio levei muito em conta o apoio que o governador garantiu para a secretaria. Temos que capacitar os nossos grupos que pra eles acessem recursos de cultura. A gente perde por não ter essa capacitação”, finalizou.

No lugar de Fábio Novo na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), assume o ex-prefeito de Parnaíba, José Hamilton.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Fábio Novo