Cidadeverde.com

Jornal do Piauí fala sobre Ansiedade no Saúde pra você

Imprimir
  • IMG_1236.jpg Thiago Amaral
  • IMG_1244.jpg Thiago Amaral
  • medica_3.jpg Thiago Amaral
  • medica_2.jpg Thiago Amaral
  • medica_1.jpg Thiago Amaral

Nesta quarta(8), o quadro Saúde pra você, do Jornal do Piauí, recebeu a psicanalista  Katiuscia Pereira no estúdio do telejornal para falar sobre ansiedade, um problema que pode afetar a vida pessoal, profissional e social da pessoa e apresenta sintomas como tremores, suor excessivo e coração acelerado.

Segundo a psicanalista, com a ajuda especializada é possível conviver com o problema. "A ansiedade é algo que nos é natural, mas pode se tornar patológico", disse. Katiuscia acrescentou que todo mundo tem um nivel de ansiedade e quando existe um estresse pós traumático é normal aumentar esse nivel, mas após um periodo a própria mente acaba resolvendo o problema.

A especialista disse que a ansiedade patológica precisa de tratamento psicológico e dependendo do nivel é necessária a administração de medicamentos. Ela citou como algumas causas da ansiedade, o convivio com o meio social em que está inserido e, principalmente, o núcleo familiar.

Ainda na entrevista, a psicanalista explicou que medos específicos, como de avião ou altura, geralmente é a transferência para essas circunstâncias de uma outra situação que precisa ser resolvida.

Sobre pessoas que devido a ansiedade costumam arrancar fios de cabelo, Katiuscia alertou que esses pacientes podem estar desenvolvendo um transtorno obsessivo compulsivo e precisam procurar um especialista. Com relação àquelas que comem a todo momento, ela disse que são pessoas que buscam algo na comida, como prazer e conforto, o que só é descoberto na terapia.

A psicanalista informou ainda que transtorno de ansiedade tem tratamento e em todos os níveis, mas se a pessoa não buscar uma ajuda especializada pode ocorrer a síndrome do pânico ou o problema ficar crônico, com necessidade de tratamento pro resto da vida.

A especialista recomendou a prática de exercícios físicos, especialmente aeróbicos, para controlar o nível de ansiedade, pois essas atividades diminuem a adrenalina e provocam sensaçao de tranquilidade.

Veja na íntegra o quadro Saúde pra você!

Marcelo Lopes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais