Cidadeverde.com

Notícia da Manhã fala sobre a saúde do homem

Imprimir

Nesta terça(14), o quadro Saúde do Notícia da Manhã tratou sobre a saúde masculina. O assunto foi pauta, um dia antes do dia nacional do homem, 15 de julho.

Segundo o Ministério da Saúde, a cada três mortes de pessoas adultas no Brasil, duas são do sexo masculino. Esse dado levou o Brasil a implantar uma Política Nacional de Atenção Integral à Saúde Masculina, que tem como meta incentivar que 2,5 milhões de homens, de 20 a 59 anos, procurem o serviço de saúde pelo menos uma vez ao ano.

Historicamente os homens não cultivam o hábito de consultar regularmente o médico e isso é um agravante na descoberta tardia de doenças. As enfermidades que mais acometem o sexo masculino são: câncer, colesterol, pressão arterial, obesidade e doenças cardíacas.

Para falar sobre o assunto, o telejornal recebeu no estúdio o médico urologista Giuliano Aita, que revelou um dado importante. Segundo ele, os homens morrem mais cedo que as mulheres, vivendo sete anos a menos. “O homem se cuida menos, ele vai menos ao médico. Muitas doenças que poderiam ser prevenidas ou diagnosticadas numa fase inicial, precoce, numa fase ideal de tratamento, não são e com isso muitas vezes são a causa morte da população masculina”, explicou.

O médico falou ainda sobre o câncer de próstata e disse que é o mais comum entre os homens e que de cada seis pessoas do sexo masculino, uma vai desenvolver a doença. Segundo ele, se diagnosticado cedo o índice de cura dessa neoplasia é de 90 por cento, mas se não for diagnosticado e tratado precocemente esse índice cai bastante.

Sobre as doenças crônicas como hipertensão e diabetes, Giuliano Aita informou que elas costumam surgir a partir dos 40 anos. Ele disse que o fator genético é importante, mas o estilo de vida tem um peso maior no desencadeamento desses males. O médico recomenda que a partir dos 40 anos o homem vá ao médico anualmente para a realização de exames que incluam dosagem de glicemia, avaliação de função renal e avaliação dos exames prostáticos.

Veja na íntegra o quadro Saúde!

Marcelo Lopes

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais