Cidadeverde.com

Ministros vêm ao Piauí para Encontro de Governadores do Nordeste

Os ministros Carlos Eduardo Gabas (Previdência), José Eduardo Cardoso (Justiça) e  Aldo Rebelo (Ciência e Tecnologia) e o secretário para Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Mangabeira Unger, vão estar nesta quinta (16) no Piauí para discutir formas de trazer mais desenvolvimento ao Nordeste. Eles participarão do IV Encontro dos Governadores do Nordeste, que acontecerá no Gran Hotel Arrey, a partir da 8h. Na sexta, todos os governadores do Nordeste estarão reunidos no Encontro para discutir medidas que levem a Região Nordeste ao desenvolvimento. 

Foto: Divulgação

No dia 16, o evento terá uma reunião preparatória com secretários de governo. A intenção é realizar uma discussão prévia dos temas propostos a fim de agilizar a condução dos trabalhos no dia seguinte. O encontro deve tratar de assuntos específicos de cada um dos estados do Nordeste. O objetivo é criar um ambiente de debate sobre o presente e o futuro da região dentro de uma perspectiva integradora com o país.

"Teremos um importante debate sobre a Previdência Social. No Piauí, há o grande desafio de manter em equilíbrio a folha de pagamento de aposentados e pensionistas. Vamos ouvir como os outros estados estão trabalhando e, quem sabe, encontrar uma alternativa com o Governo Federal", explicou o governador Wellington Dias.

Para o secretário de Governo, Merlong Solano, a Previdência Social é um dos assuntos mais importantes. “A previdência é hoje um gargalo de grande relevância pelo enorme volume de recursos que absorve e que, uma vez equacionada, ajudaria a resolver os problemas em outras áreas estratégicas como a da Segurança que também está na pauta”, avaliou.

Solano acrescenta que o diálogo entre os governadores e o ministro da Justiça poderá aplainar os caminhos no sentido de um melhor aproveitamento dos recursos federais que existem para a área da Segurança. “O Estado precisa contratar homens e mulheres, mas não há como realizar concurso público para recompor os quadros da Polícia Militar uma vez que as contas estão no seu limite”, argumentou.
Durante o fórum, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, fará a apresentação do programa “Brasil Mais Seguro”. Lançado em junho de 2012 pelo Governo Federal, o programa tem como objetivo reduzir os índices de criminalidade por meio da atuação qualificada e eficiente dos órgãos de segurança pública, de forma articulada com o sistema de justiça criminal.  

O programa deve ser adotado no Piauí. “Trata-se de um comitê integrado de Segurança com todas as forças, inteligências e recursos humanos dos governos Federal e Estadual. Pode contar ainda com a participação do Judiciário, do Ministério Público, Defensoria e dos Conselhos Comunitários. Com isso, podemos vencer a guerra contra a violência, reduzindo assaltos, furtos e homicídios”, destacou o governador Wellington Dias.

Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais