Cidadeverde.com

Ambientalista resgata pinguins levados para casa na Rocinha

Imprimir

Quando o telefone tocou e, do outro lado da linha, uma pessoa avisou que dois pinguins eram os mais novos moradores da Rocinha, Paulo Maia, presidente da ONG SOS Aves, achou que estava ouvindo um trote. Isso ocorreu na manhã de terça-feira (14) e, ao chegar na pequena casa de um casal, o ambientalista se deparou com uma cena inusitada: os dois animais estavam no sofá da sala, em frente à televisão ligada.

"Custei a acreditar na cena. O casal estava nervoso, sem saber o que fazer. Eles tentaram alimentar os animais com sardinha. Mas não conseguiram e nos chamaram", contou.

Os pinguins, segundo Paulo Maia, foram resgatados pelo casal e a filha de 8 anos na Praia de São Conrado. "A criança quis levar para casa, para brincar, e os pais transportaram eles até a Rocinha dentro da bolsa de praia", contou.

Os pinguins ficaram apenas um dia na Rocinha, mas foi o suficiente para o batismo. Eles receberam os nomes de Pá e Gode, conta o ambientalista. "O casal estava sem saber o que fazer e, a princípio, nos ligou só para perguntar qual a alimentação deveria dar. Alertei que eles estavam cometendo um crime, que os animais são protegidos. Eles, então, pediram para a gente ir buscar".

Paulo Maia explica que Pá e Gode são da Patagônia e estão em bom estado de saúde, num abrigo da ONG em Saquarema. "Os pinguins não são brinquedos. Em geral, chegam debilitados na costa brasileira e precisam ser aquecidos, alimentados e hidratados para serem reintegrado à Patagônia. Estamos reunindo os que foram resgatados este ano e vamos pedir a ajuda da Marinha para que retornem ao lar", contou, acrescentando que no abrigo há 32 animais encontrados de junho até esta terça-feira.

Os animais são da espécie Pinguins de Magalhães. Segundo Paulo Maia, eles caem numa corrente que passa pela Patagônia neste época do ano, e chegam à costa brasileira. "Eles buscam fazer colônia, como fizeram na África do Sul e em Galápagos, mas a maioria morre", afirmou.

Fonte: O Globo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais