Cidadeverde.com

Secult firma parceria com TRE para projeto de conscientização do voto

Imprimir

A Secretaria Estadual de Cultura vai ser um dos órgãos parceiros do projeto Ação de Justiça Eleitoral e Cidadania (AJE), realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), que busca conscientizar os jovens para a importância do voto consciente.

A parceria foi firmada nesta sexta-feira (17), quando o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, se reuniu com o presidente do TRE-PI, desembargador Edvaldo Moura; a analista judiciária e coordenadora do projeto, Esther de Sá Castelo Branco e o juiz auxiliar da presidência do TRE-PI, Thiago Brandão.

“É um projeto extremamente importante que utiliza a música e o teatro para alcançar os jovens, principalmente aqueles que estão no Ensino Médio. A Secretaria vai ajudar com as atividades culturais e com a cartilha. No início de agosto, queremos assinar o Termo de Cooperação Técnica com o TRE”, explica o secretário estadual de Cultura. Uma das colaborações da Secretaria é oferecer capacitação para as atrizes que encenam a peça de teatro “voto consciente”.

Para o presidente do TRE-PI, desembargador Edvaldo Moura, o projeto representa a construção de um Tribunal cidadão, que não se preocupa apenas em presidir o processo eleitoral. “Através da ação, trabalhamos a conscientização de todo o eleitorado”, completa.

A coordenadora da AJE, Esther de Sá Castelo Branco, diz que essa é uma forma de aproximar a Justiça Eleitoral do público, ajudando na formação de uma visão ampla de cidadania. “Para isso, dependemos de parceiros. Estamos muito felizes com a parceria da Secretaria Estadual de Cultura”, afirma Esther.

O projeto já conta com o apoio de instituições como Ministério Público Estadual, Universidade Federal do Piauí, Ibama e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, dentre outros.



[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais