Cidadeverde.com

Prefeito descarta aumentar passagem de ônibus, que pode ter reajuste de 10% com reoneração

Imprimir

Foto: Paula Sampaio/Cidadeverde.com

Por Paula Sampaio 

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (PRD), nesta sexta-feira (10) descartou completamente a possibilidade de determinar um aumento na tarifa de ônibus da capital. Segundo ele, pretende manter a posição de não elevar o valor até o final da gestão.

“Só depois que eu morrer e muito tempo depois estiver enterrado. Eu não aceito aumento de tarifa de ônibus aqui na capital do Estado de Piauí. Lá no passado era, de três em três meses, tinha uma confusão de aumento. Aqui nós começamos com R$ 4 e não vai, se não diminuir, aumentar na minha administração”, declarou. 

Com a recente decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, de reonerar pelo menos 17 setores da economia o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) divulgou que o custo da passagem do transporte público de Teresina poderá ter um reajuste de 10%. 

A desoneração da folha do setor de transporte público por ônibus urbano vinha sendo aplicada desde 2013, substituindo a contribuição previdenciária patronal, que corresponde a 20% sobre a folha de salários dos trabalhadores, por uma alíquota de 1% sobre o faturamento bruto das operadoras de transporte coletivo. Como resultado, havia uma redução nos custos totais do serviço, já que a mão de obra é o principal item de custo da operação.

O assunto do transporte coletivo voltou a ser pauta nesta semana, quando motoristas e cobradores aprovaram em assembleia um "estado de greve" reivindicando reajuste salarial.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais