Cidadeverde.com

Pan : Brasileiros Bimba e Patrícia Freitas conquistam o ouro na vela

Imprimir

O sábado não foi de ventos muitos fortes em Toronto, mas isso não foi um empecilho tão sério para que Ricardo Winicki, o Bimba, e Patrícia Freitas conquistassem medalhas de ouro na classe RS:X dos Jogos Pan-Americanos. 

Bimba é agora tetracampeão do Pan, e Patrícia alcançou o bi. O velejador se iguala ao patinador Marcel Strürmer, que também conquistou quatro medalhas de ouro seguidas no Pan, e à carateca Lucélia Carvalho. O windsurfista é o primeiro a fazê-lo numa prova olímpica. Robert Scheidt também tinha chance de emplacar o tetra, mas terminou em segundo lugar na Laser.

Na vela, o Brasil já soma quatro medalhas no Canadá, depois da prata de Robert Scheidt na Laser e do bronze de Fernanda Decnop na Laser Radial.

O velejador de 35 anos já iniciou a regata com o título garantido. Nas primeiras 13 regatas, abriu vantagem de dez pontos sobre o segundo colocado, o mexicano David Teran.

A grande frustração de Bimba se atém mesmo à Olimpíada, na qual ainda não foi ao pódio. Em 2004, chegou bem perto. Tinha amplas chances de medalhar no último dia, mas tudo deu errado na regata derradeira e terminou em quarto lugar.

Já Patrícia precisou de paciência.  A falta de ventos, em um dia de muito calor na ensolarada Toronto, causou a interrupção de sua regata e o atraso no início de outras provas. 

A carioca havia chegado à chamada “medal race” com 15 pontos perdidos, cinco acima da mexicana Demita Vega na classificação geral. Essa ordem foi mantida na última prova.

Aos 25 anos, Patrícia consegue sua segunda grande conquista entre a elite da modalidade, depois de bons resultados como juvenil. Ela começou no esporte incentivada pela irmã mais velha, Catarina. Desde mais jovem, competiu no windsurfe.


Fonte: Ahe

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais