Cidadeverde.com

Notícia da Manhã: Problemas na visão causados pelo PC e celular

Imprimir

Nesta terça(21), o quadro Saúde do Notícia da Manhã falou sobre problemas na visão ocasionados pela exposição prolongada a radiação emitida pela tela dos aparelhos celulares e computadores. O telejornal recebeu no estúdio a médica oftalmologista, Amanda Paz, que esclareceu as dúvidas dos telespectadores sobre o assunto.

Segundo a doutora, a consequência maior do uso excessivo de computadores, celulares e tablets é o olho seco. Ela orientou sempre piscar os olhos e fazer pausa ao usar esses aparelhos. ”Quando está olhando a tela, diminui inconscientemente a frequência com que as pessoas piscam os olhos”, disse.

Amanda Paz falou que piscar tem um papel importante na distribuição da lágrima, que mantém a regularidade da superfície e protege o olho. Ela explicou que o olho seco fica mais exposto e podem ocorrer machucados leves, olho vermelho, dor ao final do dia e sensação de areia.

A médica informou ainda que algumas doenças predispõem ao olho seco, como diabetes e artrite. Além disso, grau não identificado acentua o problema do olho seco.

Para o tratamento do olho seco, a oftalmologista disse que geralmente se usa colírios lubrificantes, mas alertou que somente podem ser usados sob prescrição médica. “Existem vários tipos de colírios para vários problemas de visão. Precisa da prescrição médica, o tipo de colírio e a frequência que vai usá-lo varia de pessoa para a pessoa. Fazer a auto medicação pode ser prejudicial”, falou.

Durante a entrevista, Amanda Paz divulgou dados de pesquisas que apontam para um aumento na incidência de miopia nas gerações futuras, relacionado à pré-disposição genética e ao esforço visual para perto.

A doutora informou ainda que a Academia Americana de Pediatria orienta que crianças, acima de 2 anos, fiquem no máximo duas horas em frente à tela e que para menores de dois anos não existe recomendação.

 Veja na íntegra o quadro Saúde!

Marcelo Lopes

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais