Cidadeverde.com

Agespisa retoma abastecimento após 13 horas; área alta só na sexta

Imprimir

Após mais de 13 horas sem água, a direção da Agespisa confirmou em nota que o serviço de distribuição foi reestabelecido na zona Leste de Teresina. Desde a chuva na noite dessa quarta-feira (22), por volta das 21h, que provocou queda de energia na localidade, 11 bairros da região, além de algumas vilas vizinhas, estavam sem receber água.

O superintendente metropolitano da Agespisa, Orlando Aires, disse que o problema ainda está sendo resolvido. “Estamos trabalhando para que possam se ligar as bombas, para tudo se resolver o mais rápido possível, só que a recuperação é lenta, a região só vai começar a receber água pela madrugada nos bairros mais baixos e pela manhã do sábado para as mais altas, em que ela é mais difícil de chegar”, disse.

De acordo com a Eletrobras, a forte chuva fez com que algumas canelas na localidade caíssem provocando a queda da energia, o que desencadeou em um problema na estação elevatória da Zona Leste, fazendo com que as bombas responsáveis pela difusão de água não funcionassem, o que provocou também a falta de água na região. O problema ainda está sendo solucionado e as causas técnicas ainda serão apuradas, segundo a Eletrobras. 

O Jornal do Piauí desta quinta-feira apurou e descobriu que a equipe da Eletrobras, responsável pelo reparo que deve ser feito na subestação da Agespisa para a retomada do serviço, só chegou 12 horas depois na estação e até as 11h de hoje, a energia não tinha sido estabelecida na região. A previsão para que a água chegue no encanamento das casas é somente no início da madrugada de sexta-feira.

De acordo com as informações da reportagem do Jornal, o atendimento 0800 da Agespisa está congestionado desde a madrugada. O gerente de operações da Eletrobras, Daniel Ângelo, disse que a eletricidade só foi reestabelecida por volta das 11h30. “Na Eletrobras, nós dispomos além do 0800, de outros canais de comunicação como a ouvidoria e infelizmente a informação de problema na Agespisa não chegou cedo. Nossas equipes foram mobilizadas logo que foram informadas e chegamos na estação às 9h. 

Daniel também disse que o problema é dentro chave que faz o suprimento na estação, que liga a saída de água da Agespsia. “Os nossos técnicos vão voltar a tarde para dar um apoio à Agespisa. O problema da falta de energia e então, o fornecimento de água ficou comprometido, houve um atraso no funcionamento da chave, portanto foi identificado problema dentro da subestação da Agespisa, explicou acrescentando que as causas ainda serão apuradas pelos técnicos se foi defeito na Eletrobras ou na subestação da Agespisa.

A substituição da chave está sendo feita e o problema atingiu o equipamento de medição de consumo de energia da Agespisa, também segundo Daniel.

A Agespisa, em nota, disse que o abastecimento de água da zona Leste de Teresina foi retomado agora há pouco, às 11h30 desta quinta-feira, após ter sido interrompido por falta de energia elétrica na noite de ontem, 22. A regularização ocorrerá de forma gradativa, à medida que os reservatórios sejam reabastecidos.
 
"A falta de energia na Estação Elevatória da Avenida Petrônio Portela ocorreu por volta das 21h de ontem e impediu o bombeamento da água para os reservatórios que abastecem a região. A Agespisa solicitou imediatamente a correção do problema à Eletrobras, que concluiu o serviço às 11h30 de hoje. Os casos de emergência deverão ser comunicados à Ouvidoria da Agespisa, que recebe ligações gratuitas de domingo a domingo, inclusive nos feriados, durante 24 horas pelo número 0800 086 8888", diz o eclarecimento da Agespisa.

A Eletrobras também enviou nota com escalarecimentos:

"Nota de esclarecimento sobre problema na estação elevatória da Agespisa 

A Eletrobras Distribuição Piauí informa que o problema na estação elevatória da Agespisa, que abastece parte da zona leste de Teresina, só chegou à área operacional da concessionária de energia por volta das 8h30 da manhã desta quinta-feira (23). Imediatamente, após conhecimento do problema, uma equipe da Distribuidora foi enviada ao local e constatou o problema no cubículo de medição da estação elevatória da Agespisa. 

No momento, está sendo verificado se o problema foi originado na rede de distribuição da Eletrobras ou no circuito interno da estação elevatória da Agespisa. 

É importante destacar que a Eletrobras Distribuição Piauí possui vários canais diretos de relacionamento com a Agespisa, no entanto, somente no horário mencionado acima, a concessionária de energia elétrica tomou conhecimento do fato".


Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais