Cidadeverde.com

Centro Cirúrgico do HGV passa a funcionar regularmente aos sábados

Imprimir

O Centro Cirúrgico do Hospital Getúlio Vargas (HGV) passa a funcionar também aos sábados. Desde a transferência do Serviço de Pronto-Socorro para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) em 2008, é a primeira vez que o centro cirúrgico do HGV passa a funcionar regularmente aos sábados. A medida é um esforço conjunto da Secretaria de Estado da Saúde e da direção do HGV para reduzir a fila de espera das cirurgias eletivas e realizar um maior número de cirurgias da urgência. 

Neste sábado (25) a especialidade a ser contemplada será Ortopedia com 20 pacientes provenientes do Ambulatório Integrado, HUT e de unidades de saúde do interior do Estado. Como é o caso da aposentada, de 85 anos, Cosma Maria dos Santos, que fraturou o braço devido a uma queda quando saia da Igreja no município de Barro Duro, a 105 quilômetros de Teresina.

A neta de D. Cosma, Vandeíula Evangelista, ficou aliviada quando soube que sua avó seria operada no sábado. “Graças a Deus, maravilhoso!”, exclamou. 

A diretora do HGV, Clara Leal explica que o início das atividades do Centro Cirúrgico aos sábados representa um esforço do HGV e Secretaria da Saúde para atender um maior número de usuários que estão aguardando na fila de espera e evitar sofrimento e seqüelas definitivas, principalmente em idosos. 

No sábado passado (18), vinte crianças que sofriam com graves problemas de adenóide e amigdalite foram operadas. “A ação, em caráter experimental, foi um sucesso”, afirma Clara Leal. Várias especialidades também serão contempladas como cirurgia geral, plástica e cirurgias de Cabeça e Pescoço. 

Nos primeiros seis meses de 2015 foram realizados 4.679 procedimentos de média e alta complexidade pelo Centro Cirúrgico do HGV.

 

Da Redação.
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais