Cidadeverde.com

Semam decide suspender licença para draga retirar areia no rio Parnaíba

Imprimir

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) decidiu suspender o funcionamento de uma draga no rio Parnaíba, na região do Distrito Industrial, zona Sul de Teresina (PI). O secretário Aluísio Sampaio afirmou que a licença para a operação da draga será revista, apesar dos indícios preliminares apontarem que a operação da mesma está regular. 

Na última terça-feira (21), ambientalistas denunciaram que a draga estaria localizada em uma área de proteção ambiental, protegida pelo código florestal. Hoje (24), a Semam anunciou a suspensão temporária da licença. 

"Devido a grande repercussão desse caso, achamos prudente fazer um novo estudo", disse Aluísio Sampaio no Jornal do Piauí. A licença foi concedida no final do ano passado. Como já se passaram seis meses, a situação será analisada novamente. 

Marcelo Pessoa, gerente executivo da Semam, explicou que a área já estava degradada por outras questões e reafirmou que as condições do local foram averiguadas na época do licenciamento ambiental. "Nós vamos rever essas condições e fazer uma comparação com as da época do licenciamento", explicou. 

Aluísio Sampaio explicou que a prática é permitida, mas sua permissão será mais rigorosa. "Ela é permitida. Ela é licenciada pela prefeitura. Estamos encerrando um termo de referência novo que vai tornar esse licenciamento mais rídigo", disse o secretário, anunciando ainda uma fiscalização em todas as dragas do rio Poti. 

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais