Cidadeverde.com

Alunas da UESPI conquistam prêmio com documentário sobre adoção tardia

Imprimir

As alunas Silmara Lopes e Ruth Carioca, do curso de Comunicação Social da UESPI, campus Poeta Torquato Neto, foram vencedoras na categoria “Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em vídeo e televisão” do Intercom Nordeste. O documentário “Adoção Tardia: Um Ato de Amor”, produzido por elas, concorreu com produções de todo o Nordeste no encontro, que é o mais importante da área em nível regional e que reuniu estudantes, professores e pesquisadores de 2 a 4 de Julho em Natal.

O documentário levou sete meses para ser concluído e foi produzido como trabalho de conclusão de curso, orientado pela professora Sammara Jericó, mas também foi transformado em artigo. “Estudamos o sistema da adoção de crianças mais velhas em Teresina, como forma de entender e incentivar esse processo. Foi uma pesquisa que nos proporcionou o desafio de entender tanto o meio jurídico quanto psicológico de adotantes, adotados, e/ou em processo de adoção”, relata Ruth Carioca. Ainda segundo ela, as casas de acolhimento que recebem crianças com mais de dois anos de idade estão superlotadas.

Para Silmara Lopes, a sensação foi de dever cumprido. Ela afirma que as duas não tinham o objetivo de ganhar, tanto que não ficaram até o final da cerimônia e só depois souberam que haviam conquistado o prêmio. “Participar de um encontro assim é uma ótima forma de incentivo, porque os recursos que temos aqui não são tantos. Porém os alunos se esforçam e saem trabalhos dignos de prêmios, são muito bem feitos, e podem concorrer com pessoas que se dedicam apenas ao audiovisual, porque no nosso caso somos mais voltados pro jornalismo”, continua a estudante.

Com o prêmio conquistado, as duas se classificaram e representarão o Nordeste na 38ª edição do Congresso Brasileiro de Ciências Da Comunicação, o Intercom Nacional, que neste ano acontecerá no Rio de Janeiro entre 3 e 7 de setembro. “As expectativas para o encontro nacional são as melhores possíveis, e para nós o importante mesmo vai ser participar, até para incentivar outros alunos da UESPI a participarem também, a se inscreverem, porque o que percebemos lá é que o Piauí é pouco representado, pouco visto nos trabalhos e a gente tem muitos produtos bons aqui”, afirma Silmara.

Sobre as produções na UESPI, foram apresentados 11 documentários televisivos nos últimos 3 anos nas bancas de TCC, além dos que são produzidos durante outras disciplinas do curso de Comunicação Social. Ruth Carioca também complementa: “O curso de jornalismo tem se fortalecido ao longo dos anos com bons trabalhos e projetos de extensão. Os estudantes estão se qualificando cada vez mais. O Intercom não deixa de ser uma forma de dar visibilidade para a questão que se quer levantar nos estudos feitos, estimulando o desenvolvimento desta produção científica”, finaliza a estudante.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais