Cidadeverde.com

Após ficarem reféns de pai, quatro crianças vão ficar na casa de parentes

Imprimir

Depois de ter mantido em cárcere privado a esposa, Francilene dos Santos, com seus cinco filhos na manhã desta segunda-feira, na Vila Tiradentes, zona sul de Teresina, Gilberto Macedo continua detido na central de Flagrantes. 

De acordo com a reportagem do Jornal do Piauí de hoje, o Conselho Tutelar ainda não foi ativado, mas tomou providências. O Conselho afirma que foi até a casa averiguar o caso e disse que as quatro crianças já se encontram com a bisavó e as tias. A mãe está com o outro filho recém-nascido no hospital, para exames, e que está em observação.

“A prefeitura já assistia as crianças através do CRAS e agora elas devem ser atendidas pelo CREAS, que é o local que possui psicólogo, para que elas possam ter um acompanhamento junto à família”, disse Roselena, representante do Conselho Tutelar.

Ela disse ainda que as crianças não têm condições de continuar com Gilberto e que devem permanecer, por enquanto, com as tias e com a avó, que moram muito perto da casa de Francisca.

O delegado da Central de Flagrantes, Luciano Acântara, disse que ele foi detido em flagrante e que mesmo o Conselho Tutelar em Teresina não tendo sido acionado, providências já foram tomadas para que as crianças fiquem em segurança. A polícia confirmou que as crianças são netas de Maria de Lourdes da Silva, de 74 anos, conhecida como “vovó do tráfico” que morreu na Penitenciária Feminina em maio deste ano.

“O acusado permaneceu calado durante todo seu depoimento, mas Francisca falou como tudo aconteceu e disse que já vinha sendo ameaçada de morte por ele, mesmo antes do ocorrido hoje. Ela disse também que ele ficou inconformado por ela ter dito que não queria mais continuar com ele, e que ele insistia, mesmo já estando separados”, contou. 

De acordo com informações da polícia, os seis ficaram sob cárcere privado por quase uma hora e meia e as vítimas só foram liberadas por volta das 7h30. Ainda segundo a polícia, Gilberto estava inconformado com o fim do casamento, porque a esposa disse que não queria mais continuar com ele, então ele saiu de casa no final de semana e voltou hoje cedo com uma face ameaçando a mulher de morte. 

A Força Tática foi acionada pelos vizinhos e disse que teve que negociar durante cerca de 2 horas com Gilberto para que ele liberasse primeiro as crianças e depois Francisca. Disse também que Gilberto apontou a faca para recém-nascido, além de para a esposa.

O bebê recém-nascido de apenas cinco dias de vida, caiu no chão antes ser entregue a polícia. Dos cinco filhos, apenas os três mais novos são filhos de Gilberto, os outros dois são de outro pai. A Força Tática disse também que Gilberto apontou a faca para o recém-nascido, além de para a esposa.

Este é o segundo crime de cárcere privado em menos de 144h em Teresina.

 

Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais