Cidadeverde.com

"Perfil de Chiê é de um paciente psicopata", diz médico psiquiatra

Imprimir

O psiquiatra Eurivan Sales disse que o suspeito de comandar a chacina e matar cinco pessoas no município de São Miguel do Tapuio, interior do Piauí, pode se tratar de um psicopata. De acordo com o especialista, pacientes com esta patologia são frios e agem de forma premeditada. A doença psiquiátrica é um dos argumentos da defesa de Clewilson Vieira Matias, o Chiê, 35 anos, que está preso desde outubro de 2014, após matar cinco pessoas. 

“O perfil dele trata-se de um psicopata, que são pessoas perturbadas mentalmente, muitas vezes perversas, que planejam coisas. No caso do Chiê, ele parece ter sido contrariado e não suportou a frustação, agindo de forma imprevisível”, explicou o médico, em entrevista ao Notícia da Manhã, desta terça-feira (28).

Chiê foi encaminhado ao hospital psiquiátrico Areolino de Abreu, na manhã de ontem, onde foi submetido a exames para constatar possíveis problemas psicológicos. A defesa alega que ele fazia uso de medicação controlada e aguarda o resultado do laudo de sanidade para conseguir a soltura do investigado.

O médico Eurivan Sales destaca que após avaliação da junta médica será confeccionado um laudo psiquiátrico e –se constatado alguma patologia- Chiê deverá ser recolhido a uma instituição para iniciar o tratamento. 

“Existe uma diferença entre o psicótico, que age sem saber o que faz, e o psicopata que sabe exatamente o que está fazendo. Ele já foi ouvido por uma equipe de psiquiatras forenses que vão avaliar toda sua vida, desde a infância, se ele já havia se envolvido com a polícia ou com a justiça, por exemplo. Muitas pessoas portadoras dessa doença, só se manifestam na fase adulta, são psicopatas latentes e qualquer momento podem eclodir”, disse o especialista.

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais