Cidadeverde.com

Recomendações de como consumir a chia corretamente para uma dieta equilibrada

Imprimir

A chia é uma poderosa aliada ao emagrecimento. Rica em fibras, a semente ajuda a regular o trânsito intestinal e prolonga a sensação de saciedade, espantando a fome por mais tempo.

O alimento também reduz o nível de colesterol no sangue e previne contra a hipertensão graças à grande quantidade de ômega 3 que possui. Além disso, diferente dos outros grãos, este não contém glúten, o que, além de beneficiar os celíacos, favorece a perda de peso e o bom funcionamento do organismo, já que o componente não é completamente digerido pelo corpo.

No entanto, a chia é considerada calórica. Em duas colheres de sopa do alimento, que correspondem a uma porção de 25 g, há 122 kcal. Por isso, seu consumo deve ser moderado. O ideal é ingerir, no máximo, duas colheres por dia.

 


Emagrecimento

Além da ingestão controlada, existe mais uma regra básica para o consumo correto da chia. Ela precisa ser associada à água para liberar todos os seus benefícios e promover a perda de peso. Diferente da linhaça, esta semente possui a casca mais maleável, facilmente triturada pelos dentes e digerida pelo organismo. Quando em contato com líquidos, esta capa revestidora, composta por fibras solúveis, torna-se uma espécie de gel, que tem três funções principais:

- Encher o estômago. A semente "incha", aumentando seu próprio volume em até 12 vezes. Com isso, é capaz de preencher o estômago, dando a sensação de saciedade.


- Sugar a gordura. O gel formado funciona como uma esponja, absorvendo a gordura e a bile presentes no estômago e transformando-as em bolo fecal.


- Reduzir a fome. Por conta da casca fibrosa, o alimento demora mais tempo para ser quebrado e digerido pelo corpo. Isso faz com que ele permaneça por bastante tempo no estômago, adiando a chegada da fome. Além disso, o organismo tem mais trabalho para absorver a semente, o que aumenta o gasto calórico. Por fim, a digestão lenta faz com que gorduras e açúcares ingeridos caiam lentamente na corrente sanguínea, e não de uma vez só.

 

Como consumir: 5 maneiras

Há inúmeros jeitos de introduzir a chia no cardápio do dia a dia. Lembre-se de não ultrapassar a quantidade de 2 colheres de sopa por dia. Algumas sugestões são:

1 – Tome, 30 minutos antes do almoço, um copo d’água misturado com 1 ou 2 colheres de chia. A bebida ajuda a reduzir a fome e fará com que você coma menos.

2 – Misture as sementes na preparação de massas integrais para tortas, pães e bolos. Você pode utilizar as próprias sementes ou a farinha feita do alimento, encontrada em mercados e lojas de produtos naturais.

3 – Polvilhe a chia sobre o prato de salada. Por ser insosso, o grão não altera o sabor dos alimentos. Pode ser usada também sobre a salada de frutas.

4 – Acrescente em sucos, vitaminas, smoothies, shakes ou iogurtes.

5 – Misture a chia no arroz integral.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais