Cidadeverde.com

Em Teresina, 80% das vítimas de violência doméstica são donas de casa

Imprimir
  • CK8A9075.jpg Thiago Amaral/cidadeverde
  • CK8A9073.jpg Thiago Amaral/cidadeverde
  • CK8A9063.jpg Thiago Amaral/cidadeverde
  • CK8A9040.jpg Thiago Amaral/cidadeverde
  • CK8A9035.jpg Thiago Amaral/cidadeverde

O Tribunal de Justiça do Piauí divulga a segunda edição da cartilha de Combate à Violência Doméstica, que mostra que mais de 80% das mulheres vítimas têm como profissão serem donas de casa. A cartilha está sendo divulgada na manhã desta segunda(03) pelo juizado de Violência Doméstica e Familiar. 

O livreto ensina as leis de proteção às mulheres, onde devem procurar seus direitos e quais os crimes. Nesta segunda edição, foi incluído o feminicídio, que é a qualificadora do crime de homicídio de mulheres pela questão de gênero. 

As mulheres que sofrem violência têm entre 20 e 39 anos e a maioria, 41,71%, são solteiras. A maior parte das agressões é de cunho moral com 37,87%, seguida da psicológica 32,72%; física 19,67%, patrimonial 8,27% e sexual 1,47%. 

O principal crime é injúria e ameaça e em 88% dos casos, a agressão ocorreu dentro de casa. 

Ainda segundo a cartilha, no Brasil a cada 15 segundos uma mulher sofre espancamento e 70% dos assassinatos são praticados por maridos, companheiros ou amantes. 

O lançamento da segunda edição da cartilha acontece no auditório do Tribunal de Justiça nesta segunda(03), realizado pelo juiz Olindo Gil Barbosa, da 5ª Vara Criminal de Teresina. 

Segundo o juiz, a cartilha tem dados atualizados tanto das vítimas quanto dos agressores e é um instrumento para combater a violência doméstica. “Todas as orientações para que a mulher vítima possa se proteger e agir quando se sentir ameaçada”, disse. 

Além do lançamento da cartilha, está acontecendo um mutirão para agilizar as ações que tramitam na vara de violência doméstica. O mutirão acontece em Teresina, Parnaíba e Picos. 

A juíza melissa pessoa, coordenadora estadual da campanha da Justiça Pela Paz Em Casa, que a partir de amanhã às 10 horas, terá atividades na Praça Rio Branco, divulgando a cartilha e orientando junto com várias entidades, como a mulher deve proceder em caso de violência.  


Flash de Yala Sena
Redação Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais