Cidadeverde.com

Plano busca melhorar atendimento à saúde no sistema prisional do Piauí

Imprimir

Uma reunião com técnicos do Ministério da Saúde para tratar sobre a implantação, no Piauí, da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), foi realizada ontem e visa garantir o acesso da população carcerária ao Sistema Único de Saúde.
 
A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) participou da reunião, incluindo a busca por alternativas no tocante à atenção aos internos com transtornos mentais.
 
De acordo com a coordenadora de Saúde Prisional da Secretaria de Justiça, Agatha Knitter, a reunião é importante para reforçar o trabalho conjunto entre a Sejus e a Secretaria de Saúde do Piauí, no sentido de garantir saúde de qualidade aos detentos nas penitenciárias, buscando melhorias para o sistema como um todo.
 
“O evento é uma oportunidade de buscar recursos disponíveis dos ministérios da Saúde e da Justiça, através do Departamento Penitenciário Nacional, para beneficiar o sistema prisional do Piauí. Estamos, a propósito, discutindo a implantação das equipes da atenção básica dos municípios no sistema prisional”, explica Agatha.
 
O secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira, observa que viabilizar o atendimento à saúde dos detentos nas penitenciárias do Estado, além de colaborar com a humanização em si do sistema, favorece à manutenção da segurança nos presídios, cumprindo, inclusive, o determinado pela lei.
 
“Nosso papel é humanizar o sistema prisional, através da saúde, do trabalho e da educação. A partir de ações conjuntas, como com a Secretaria de Saúde e o Governo Federal, entendo que podemos traçar as estratégias eficazes para avançarmos nas políticas de saúde prisional”, pontua o gestor.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais