Cidadeverde.com

Governadora empossa nova coordenadora do Memorial Zumbi dos Palmares

Imprimir

Foi empossada, na manhã desta quarta-feira (5), a nova coordenadora do Centro Cultural Memorial Zumbi dos Palmares, Antônia Aguiar. A solenidade aconteceu no Salão Azul, do Palácio de Karnak e contou com a presença do secretário estadual de Governo, Merlong Solano e do secretário da Cultura, Fábio novo.

Foto: Jorge Henrique Bastos

 

Em seu discurso de posse, a professora do ensino fundamental, ex-coordenadora do Grupo Afrocultural Coisa de Negro, e agora coordenadora do memorial, Antônia Aguiar, ressaltou a importância histórica do espaço para manter viva a cultura afro do povo piauiense.  “O Memorial Zumbi dos Palmares pertence ao patrimônio material e cultural piauiense. Esse espaço é fruto de muita luta do movimento afro organizado e dos intelectuais que se engajam na causa negra. O espaço é aberto à comunidade, e com a reforma, que está por vir, deve oferecer mais conforto à toda nossa comunidade”, declarou

Na oportunidade, a governadora em exercício, Margarete Coelho, assinou a autorização para a modernização e reforma emergencial do memorial. Além da intervenção no prédio, o Governo do Estado também irá adquirir novos equipamentos para a realização de atividades do centro, como onze novos computadores, projetor multimídia, tela de projeção para palestras e exibição de filmes, mobiliário e climatização de todas as salas.

Margarete Coelho ressaltou a importância da cultura afro para a formação do povo brasileiro. “O que nós estamos fazendo é reconstruindo uma história. Gostaria de reconhecer a importância da cultura negra para nosso povo. Um país que tem mais da metade de sua população que se declara negra mostra a força dos movimentos. Claro que há muito a ser conquistado e que há muito preconceito, mas a cultura negra tem se imposto com sua força”, frisou a governadora.

Inaugurado em julho de 2007, o Memorial Zumbi dos Palmares é um espaço destinado para o fomento e difusão da cultura afro no Piauí. Localizado onde um dia esteve instalada a Unidade Escolar Domingos Jorge Velho, na Avenida Miguel Rosa, em Teresina, oferece oficinas de dança africana, curso de teatro, aulas de capoeira, aulas de inglês e espanhol, além de estar equipado com espaço para exposições, biblioteca, cantina, salas para exibição de filmes e o espaço artístico Francisca Trindade, onde são realizados saraus e apresentações culturais.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais