Cidadeverde.com

Sinpolpi: mês de Julho teve 24 homicídios em Teresina

Imprimir

O mês de julho teve 24 homicídios registrados na capital, os dados foram divulgados pelo Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Piauí (Sinpolpi). Segundo o órgão, sete mulheres foram vítimias o que representa cerca de 21% das pessoas assassinadas no Piauí.

Cinco casos registrados na Capital e duas no interior do Estado, mais precisamente nas cidades de Simões e Acauã. Deste total, três crimes foram por motivos passionais  e em dois dos casos os motivos investigados foram as brigas de gangues em disputa pelos pontos de drogas.

Treze vítimas tinham até 21 anos de idade. Vinte e uma pessoas foram mortas com armas de fogo, a expressiva maioria. Com relação a ocupação das vítimas, em 13 casos eram detentos, ex-detentos, assaltantes, traficantes, usuários de drogas ou internos e ex-internos no caso de adolescentes. Em 12 dos crimes o motivo alegado foi ajuste de contas e quatro pessoas foram mortas em reações a assaltos.

O presidente do Sinpolpi, Constantino Júnior, afirma que em números absolutos o mês de julho registrou o mesmo número de feminícidios registrados em fevereiro.  

A pesquisa também mostrou uma queda acentuada no número de homicídios no interior e litoral. No mês de junho nos demais municípios do Estado houve um total de 21 assassinatos e em julho caiu para nove casos e apenas o município de Picos registrou mais de um delito.

Se por um lado houve essa queda acentuada nos demais municípios, em Teresina a pesquisa revela um aumento superior a 10%. Os números mostram que em junho na Capital aconteceram 21 homicídios dolosos, três a menos do que em julho que teve 24 casos. A pesquisa do Sinpolpi é realizada com  base nas informações divulgadas pelos meios de comunicação do Estado.

Com relação as zonas mais violentas da capital, a Sul mais uma vez ficou à frente das demais com 10 assassinatos, seguida da Norte, com oito, Sudeste com quatro e Leste com dois crimes.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais