Cidadeverde.com

Escola militar será levada para bairros mais violentos de Teresina

A primeira escola militar do Piauí será inaugurada em Teresina na manhã desta terça-feira (11). Em entrevista ao Notícia da Manhã, desta terça-feira (11), a secretária estadual de Educação, Rejane Dias, disse que a iniciativa é baseada em experiências exitosas em outras regiões e visa, sobretudo, melhorar o ensino. 

A Unidade Escolar Dirceu Mendes Arcoverde fica localizada no bairro Morada do Sol, Zona Leste de Teresina. Rejane Dias ressalta que se trata de um projeto piloto, mas que a intenção é expandi-lo para áreas da cidade com maiores índices de criminalidade como na Zona Norte e Sul. 

“Para a Seduc, a escola militar é um sonho. A escola já vinha sendo administrada pela PM e resolvemos firmar esta parceria. Resolvemos implementar esse modelo, tendo como base os melhores resultados do país, experiências exitosas como Fortaleza (CE), Manaus (AM) e Curitiba (PA). O Piauí passou do tempo de ter uma escola como essa. Queremos com isso, melhorar o ensino e também a disciplina, respeito aos professores, colegas e funcionários. Já há pedidos de uma escola neste modelo na Santa Maria da Codipi e Vila Irmã Dulce. Vamos começar pela capital e expandir, futuramente, para todo o estado”, disse Dias. 

A secretária frisou que a demanda de alunos deverá ser enorme e que, em 2016, será aberto um edital para teste seletivo e entrada de novos estudantes. Ao todo, 30% das vagas serão destinados para filhos de policiais e 70% para a comunidade. 

“Outra novidade é o programa Mobieduca.me que também será implementado na escola militar e será levado para todo o Piauí. Essa é uma ferramenta importante porque permite que os pais dos nossos alunos acompanhem a frequência escolar e notas dos seus filhos através do celular”, disse a secretária. 

 

Convocação de aprovados

Durante entrevista, Rejane Dias também falou sobre um tema muito recorrente quando se fala em Educação: a falta de professores. Sobre o assunto, a secretária disse que parte da deficiência foi sanada com teste seletivo ocorrido no mês de julho. 

Na semana passada, foram convocados 100 professores da rede regular em Teresina e 16 para o ensino profissionalizante. 

“O começo de nossa gestão foi muito difícil e chegamos até a atrasar o calendário escolar. Então, fizemos o teste seletivo para suprir a falta de professores e, recentemente, convocamos 116 profissionais. O que podemos dizer é que não falta muito professor para atender a demanda da capital e o que falta será suprido com teste seletivo que ocorreu em julho”, disse a secretária estadual de Educação. 


Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais